TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDITORIA INTERNA E EXTERNA DE QUALIDADE

Por:   •  30/4/2015  •  Bibliografia  •  1.948 Palavras (8 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 8

AUDITORIA INTERNA E EXTERNA DE QUALIDADE:

Uma ferramenta de gestão para melhorias e reparos os processos das organizações

        Clarissa Thomaz

Monize Grun

RESUMO

A auditoria da qualidade é uma ferramenta gerencial, utilizada para avaliar os parâmetros de qualidade previstos dentro de um sistema de qualidade. É baseado em coleta de informações, as quais permitem avaliar a necessidade de melhorias ou ações corretivas.

        Os objetivos da auditoria de qualidade são determinar se há conformidade do sistema de qualidade com os requisitos especificados; determinar se o sistema de qualidade é eficaz em atender aos parâmetros estabelecidos pela certificação; garantir à organização o cumprimento de requisitos regulamentares; diagnóstico do potencial de melhoria do sistema de qualidade e certificação do sistema de qualidade.

Os benefícios obtidos através da Auditoria de Qualidade são a confiabilidade repassada à alta direção sobre a realização dos procedimentos de qualidade; Aumentar a credibilidade do cliente visto obrigatoriedade do cumprimento de políticas de qualidade; detectar possíveis problemas, a fim de melhorias do processo, da mesma forma que serve para dar retorno de informações sobre ações corretivas e de melhoria.

Pode ser realizada por um funcionário - a auditoria interna - ou por um terceiro - como as empresas de consultorias ou órgãos competentes – auditoria externa.

        A atuação do profissional de auditoria da qualidade baseia-se em avaliar as normas e os procedimentos, e o real cumprimento dos mesmos, que devem estar certificados legalmente.

Palavras-chave: Auditoria. Qualidade. Processos. Certificação.  

  1. INTRODUÇÃO
  1. A AUDITORIA DE QUALIDADE

AUDITORIA DE QUALIDADE  

 As Auditorias de Qualidade podem ser realizadas por necessidades internas ou externas. Este tipo de auditoria parece se confundir com a auditoria de gestão. O estabelecimento de planos de auditoria é condição necessária para a certificação da qualidade segundo as normas ISO.  Uma auditoria de qualidade, assim como as demais, é um exame sistemático e independente, nesse caso com o objetivo de determinar algumas condições básicas: a primeira é se as atividades e resultados relativos à Qualidade satisfazem as condições préestabelecidas. A segunda é se estas disposições estão efetivamente implementadas e são adequadas para alcançar os objetivos. Outros objetivos são fornecer informações necessárias para o estabelecimento de ações corretivas. Detectar oportunidades de melhoria do sistema de

A Importância da Auditoria da Qualidade como Ferramenta de Gestão Empresarial e de Responsabilidade Social - Revista Científica da Faculdade de Balsas – Ano II, n.2, 2011.  

qualidade O cumprimento de exigências regulamentares e por fim permitir o reconhecimento do sistema da Qualidade da entidade auditada.  Segundo Fernandes et al (2008), este tipo de auditoria “não se restringe ao Sistema da Qualidade ou a elementos do Sistema, mas aplica-se também a”:  

 Processos: análise dos elementos de um processo e sua avaliação em relação à abrangência, correção das condições e provável eficácia.  Produtos: avaliação baseada em valores objetivos, da conformidade de um produto às características especificadas   Serviços: consiste na verificação se a qualidade dos serviços encontra-se em conformidade com a satisfação do cliente e se estes estão sendo devidamente efectuados.  

I. Sistemas de Auditoria de Qualidade  

 Para garantir a continuidade operacional (sobrevivência) das organizações, o mundo dos negócios necessita de certificação, constatação, avaliação de seu sistema da qualidade vigente, afirma Raupp (1999). Ainda segundo a mesma autora, “essa certificação ocorre em nível de auditoria da qualidade operacional no horizonte “passado/presente” – e em nível de “auditoria da qualidade da gestão” (engenharia do produto / especificação do processo) – no horizonte “presente/futuro””.   O conceito de certificação pode ser compreendido através da seguinte afirmação feita por Ferraro et al (2006):  

Certificação é o processo pelo qual a organização submete-se a uma auditoria independente (externa) para atestar sua conformidade com um determinado conjunto de normas. A auditoria de certificação é feita por empresas credenciadas. O descumprimento de um requisito normativo, de um requisito legal ou de um procedimento interno, identificado nas auditorias (internas ou externas), gera a chamada não conformidade, que requer um tratamento adequado da empresa para “sanar” a situação e evitar sua reincidência.  

 Em função da competitividade do mercado, as organizações tem implantado sistemas de auditoria qualidade ou apenas sistemas de qualidade total, em virtude de obter uma diferenciação de mercado, de se sobressair em relação às outras, e de com isso obter vantagem competitiva. Hoje são as organizações que procuram esse tipo de diferenciação, de vantagem competitiva, ainda que seu único objetivo seja esse, são vistas como melhores em relação às

A Importância da Auditoria da Qualidade como Ferramenta de Gestão Empresarial e de Responsabilidade Social - Revista Científica da Faculdade de Balsas – Ano II, n.2, 2011.  

outras. De certa forma, a preocupação com a sociedade através de responsabilidade social, melhoria da qualidade de produtos e serviços, satisfação do cliente, propicia um retorno maior e mais vantajoso para as empresas do que apenas um retorno financeiro, traz reconhecimento.

I. A CERTIFICAÇÃO  

 A expressão ISO 9000 designa um grupo de norma técnica que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.  A sigla “ISO” refere-se à organização não-governamental International Organization for Standardization. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade, elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.  No Brasil, o órgão responsável pela normatização técnica é a ABNT a qual é membro da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas), da AMN (Associação Mercosul de Normalização) e do GEN (Global Ecolabelling Network).  A ABNT é também um Organismo de Certificação acreditado pelo Inmetro para a certificação de produtos, serviços, sistemas e pessoas. A organização que seguir os caminhos da certificação poderá buscar através da ABNT diversas certificações (incluindo ISO) como:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com