TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Autonomia Pelos Profissionais Da Educação No Espaço Escolar

Exames: A Autonomia Pelos Profissionais Da Educação No Espaço Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto de extensão a comunidade

“SEMANÁRIO”

Escola de portas abertas na semana da criança!

Guarulhos

2014

Semanário: Semana da criança.

Introdução: Ao desenvolver este semanário de brincadeiras, busquei abordar situações onde os pais possam ter maior participação junto aos seus filhos na semana da criança. Tendo em vista que, a escola se apresenta inserida numa comunidade onde os pais não disponibilizam de muito tempo para um momento de lazer com seus filhos.

O projeto apresenta uma variedade de jogos e brincadeiras para serem desenvolvidos no ambiente escolas, estreitando relações entre escola e comunidade.

Público-alvo: Ensino Fundamental I e II

Objetivos do projeto: Com este projeto desejamos apresentar atividades em comemoração ao dia da criança e desenvolver, habilidades motoras, o raciocínio lógico, o desenvolvimento corporal harmônico (físico-mental), o equilíbrio, a lateralidade, a agilidade, o desenvolvimento motor, esquema corporal, a organização do espaço temporal, controle respiratório, autonomia da criança, o grau de motivação, interesse e satisfação, tensão e emoção, a afetividade e o desenvolvimento psicomotor dos alunos com jogos e brincadeiras. Estimular a comunidade a participar da vida escolar, instigar o desenvolvimento de atividades físicas, tendo em vista que os pais deverão participar de todas as atividades. As atividades serão desenvolvidas em momentos prazerosos tanto para os pais como para os filhos, pois as atividades serão desenvolvidas juntamente com a escola, alunos e pais.

Proposta de ação do projeto.

Sábado, 04 de outubro de 2014

1. Aquecimento

duração: 5 minutos

Brincadeira: Pega.pega “Arranca rabo”.

Objetivo: Estimular o espírito de equipe, a coordenação e a agilidade

Local: Quadra

Desenvolvimento: As crianças serão divididas em duas equipes com seus pais: “os pegadores e os fugitivos”. Os fugitivos colocaram um lenço preço com um elástico no calção, com se fosse um rabo.

A professora fará um sinal e os fugitivos tentam evitar que os pegadores arranquem o lenço preso com elástico do calção. Marca-se o tempo gasto para que uma equipe consiga arrancar todos os rabos da outra, invertem-se os papeis. A equipe vencedora é a que menos tempo para executar a tarefa.

2. Atividade formativa

Duração: 20 minutos

Brincadeira: agacha-agacha

Objetivo: Trabalhar a agilidade e atenção

Local: Quadra

Desenvolvimento: Para começar a brincadeira a professora escolherá um pegador, os demais pais e alunos serão orientados a fugir agachando para que não sejam pegos.

Quando o pegador conseguir encostar-se a um participante que não esteja agachado, este se tornará o pegador.

3. Atividade esportiva

Duração: 20 minutos

Jogo: Bola ao paredão.

Objetivo: Agilidade, atenção, prontidão, coordenação viso-motora

Local: Quadra

Os alunos e seus pais serão divididos em duas colunas paralelas, com uma distância de três metros da parede.

O primeiro de cada equipe arremessará a bola contra a parede, o mesmo deverá correr para o final da fila, enquanto o segundo terá a função receber a bola de volta arremessando-a novamente assim sucessivamente, até o ultimo educando de cada fila.

Vencerá a equipe que terminar primeiro.

4. Volta à calma

Duração: 5 minutos

Brincadeira: Vaca amarela

Objetivo: Concentração e respiração

Local: Sala de aula

Desenvolvimento: Já com atividades físicas encerradas a professora irá propor a brincadeira da vaca amarela, onde o primeiro que falar tanto o pai como o aluno, após a música será eliminado, o mesmo deverá permanecer em silencio até o fim da brincadeira.

Sábado, 11 de outubro de 2014

1. Aquecimento

Duração: 5 minutos

Brincadeira: Pega-pega do gatinho dodói

Objetivo: Coordenação viso-motora e agilidade

Local: Quadra

Desenvolvimento: Os pais e alunos serão dispersos pela quadra, um será escolhido como pegador pelo professor, quando o pegador encostar em alguém, este lhe ajudará sendo pegador também mas com a mão no lugar que foi tocado. A brincadeira chegará ao fim quando todos forem pegos.

2. Atividade formativa

Duração: 20 minutos

Brincadeira: Corrida maluca

Objetivo: Atenção, concentração, agilidade e ritmo

Local: Quadra

Desenvolvimento: O professor colocará os pais e alunos em pares, lado a lado com a perna direita de uma elevada e entrelaçada com a esquerda de outro, o professor fará uma linha de partida, ao sinal de inicio as duplas saem correndo procurando ultrapassar a linha de chegada predeterminada, quando chegarem trocaram de posição voltando a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar primeiro sem soltar nem apoiar as pernas entrelaçadas no chão.

3. Atividade esportiva

Duração: 20 minutos

Jogo: Pular corda

Objetivo: Agilidade e coordenação viso-motora

Local:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com