TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância de treinar todos os profissionais no ambiente escolar para a prática de primeiros socorros

Artigo: A importância de treinar todos os profissionais no ambiente escolar para a prática de primeiros socorros. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  550 Visualizações

Os primeiros socorros surgiram em 1870, quando Dumant clamava por humanidade, em socorro aos feridos, ao término da guerra franco-prussiana. Nesta época Dumont incentivou a todos que ensinassem primeiros socorros não só no período de guerra, mas a todas as calamidades que ocorressem (NOVAES, 1994).

Segundo BRUNO E BARTMAN (1996), primeiros socorros é aquele auxílio imediato e provisório prestado enquanto se aguarda atendimento médico.

Os primeiros socorros são primordiais à manutenção da vida. Segundo OLIVEIRA, PAROLIN e TEIXEIRA Jr. (2004), o estudo realizado pelo médico norte americano D. trunkey; M. D., em 1982, mostra que há uma redução de 20% a 50% no número de óbitos, quando realizado um atendimento pré hospitalar adequado.

Isso mostra a importância da capacitação de todos os profissionais do ambiente escolar quanto as práticas de primeiros socorros, pois as situações de emergência surgem na vida das pessoas com certa frequência, exigindo atuação rápida com resposta imediata (BRUNO E BARTMAN, 1996)

Nas situações de emergência cada pessoa apresenta uma reação, há pessoas que sabem o que fazer, mas devido ao medo ficam paralisadas diante da situação, outras por não terem conhecimento adequado, mas possuírem coragem e espírito de liderança realizam os primeiros socorros equivocadamente, agravando o quadro de lesões da vítima. E outras pessoas por não terem a informação ficam sem se manifestar perante a situação, por isso além de treinamento técnico é importante ensinar a ter bom censo, compreensão, tolerância e paciência, e saber planejar e executar suas ações e acima de tudo ter iniciativa e atitudes firmes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com