TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BUSCA PELA REDUÇÃO DAS DISPARIDADES SOCIAIS.

Casos: A BUSCA PELA REDUÇÃO DAS DISPARIDADES SOCIAIS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento

No período de 1960/70 a proposta marxista teve grande influencia no serviço social, isso leva o serviço social a recusar os objetivos institucionais e as sócios-históricos da profissão, ou melhor, o serviço social propõe o abandono do espaço institucional por percebê-lo como instrumento de dominação. Nesse contexto começa a discussão sobre teoria marxista no âmbito do serviço social, o enfoque primordial esta em relação do Estado e o seu papel no processo do desenvolvimento capitalista. Essa é a principal fonte de discussão no interior do serviço social, e, portanto a recusa dos objetivos institucional. E essa discussão busca o mundo político na teoria marxista, foram com a transformação da sociedade civil em classe política que fez das simples diferenças sociais, as diferenças da vida privada.

O Estado, no processo de desenvolvimento capitalista, é uma organização criada pela sociedade burguesa para defender as condições exteriores gerais do modo de produção, portanto o Estado coloca-se apenas para garantir as condições de produção, movimentando as mercadorias, e a força de trabalho que também é mercadoria, o Estado vai movimentar esta mercadoria também para capitalista. O percurso do serviço social no Brasil no período de 1964 a 1985 configura uma intensa movimentação dos assistentes Sociais que repercute profundamente nas três dimensões constitutivas da profissão, representado pela dimensão político-organizativa, dimensão acadêmica e talvez com menor intensidade pela dimensão da intervenção profissional no nível dos organismos da política social das empresas privadas e dos movimentos sociais.

A política social surge a partir do capitalismo, e foi acontecendo de forma e diferenciada entre os diversos países é destinado prioritariamente á classe trabalhadora na luta pelos seus direitos, construída através das mobilizações das classes operarias no século xlx juntamente com a revolução industrial. A política social é uma relação entre o Estado e acumulação de capital e houve a necessidade dos movimentos sociais e políticos para cuidar da saúde, e da vida do trabalhador, e foi entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais que se originou no mundo da produção, e foi conhecida como medida de políticas sociais que consistia na implantação da assistência social, que prestava serviços sociais e contemplava diversas informações e ações como: adoção, consultas medicas, atendimento psicossocial, reinserção social, medidas jurídicas e outras. O fato de apresentar como social uma medida política governamental, quando o governo fala em prioridade social, faz com que ela parece boa para população menos favorecidos, porque a questão social a pobreza, miséria, o conflito de classes, a exclusão social, desemprego, analfabetismo, violência a prostituição dentre outros. Dentro do capitalismo a política social é baseada em manter a Ordem Social sua função é a reintegração dos indivíduos desviados da sociedade a preocupação com direitos humanos e a, humanização. Na questão social encontram-se a base dos movimentos sociais da sociedade brasileira, as revoluções industriais, reivindicações. Nas sociedades de classe foi marcado pela expressão da luta dos trabalhadores urbanos e rurais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com