TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia Aplicada a Educação Física

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  2.417 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Educação Física – ICS

Campus Alphaville

Trabalho realizado como quesito da disciplina de Atividades Prática Supervisionadas (APS)

Biologia aplicada à educação física: qual a relação?

                                           

                  Alunos:

                                           

                        Professora:          

SANTANA DE PARNAÍBA – SP

2018

1-Introdução

Segundo Elvira Sampaio a célula é a unidade que constitui a maioria dos seres vivos. Ela ocorre associada a outras, ao formar os tecidos animais. Todas as funções realizadas por um organismo vivo são, em última análise, realizadas em   associada a outras, ao formar os tecidos animais. Todas as funções realizadas por um organismo vivo são, em última análise, realizadas em nível celular. O controle da passagem de substancias para dentro ou para fora da célula é executado pela membrana celular; as reações de síntese e secreção envolvem organelas citoplasmáticas como o reticulo endoplasmático e o complexo de golgiense; a digestão de substâncias estranhas ou de peças celulares velhas que serão substituídas é realizada pelos lisossomos; a produção de energia que permite a realização dessas diferentes funções é feita pela mitocôndrias; e proteínas especiais se encarregam do movimento observado pelas estruturas celulares. Todos esses processos são controlados, finalmente, pela molécula de DNA que está dentro do núcleo.

2. Breve Histórico

        2.1 Definição

Fundamentos biomecanicos para analise do movimento.

Segundo Amadio & Duarte (1998) a Biologia aplicada à educação física estuda diferentes áreas relacionadas do ser humano e animais, incluindo: (a) funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos, (b) cargas e sobrecargas de estruturas específicas, e (c) fatores que influenciam a performance. Dentro da educação física a disciplina de Biomecânica do Esporte se dedica ao estudo do corpo humano e do movimento esportivo, incluindo os conhecimentos anatômicos e fisiológicos do corpo humano estudados na biologia deve-se levar em consideração cada disciplina que compõe o espectro que investiga o movimento, como a antropometria, anatomia funcional, neurofisiologia, fisiologia geral, bioquímica, psicologia esportiva, medicina desportiva, ensino do movimento desportivo, sociologia, física, matemática e processamentos de sinais eletrônicos e a própria Biomecânica e também a Biologia em uma análise multidisciplinar, para que se possa entender melhor a complexidade do estudo do movimento e de todas as estruturas anatômicas envolvidas.

Nutrição

        Segundo Elvira Sampaio a base para um bom desempenho físico está associado a uma boa nutrição. Ela proporciona o combustível para o funcionamento biológico como também os elementos básicos para síntese de novos tecidos e células e para a regeneração de peças velhas ou em desuso.

        A analise das funçoes dos principais nutrientes, como agua,sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas, permite identificar seu papel específico durante a atividade física e também onde e como podem ser obtidos. A quantidade de energia obtida pelos diferentes tipos de alimentos varia.por oxidação, o quadro abaixo mostra a quantidade de kcal liberada pelos diferentes nutrientes.

Uma caloria (cal) é a quantidade de calor necessária para aquecer 1g de água de 14,5ºC até 15,5ºC. Um quilocaloria (kcal) equivale a 1000cal.

Água

        Constituinte mais abundante do corpo humano, a água reperesenta 70% ou mais do peso corporal do indivíduo.

Metabolismo Celular

  • É um conjunto de reações que envolvem energia e que acontece dentro das células.

  • Existem duas reações, o anabolismo que produz moléculas complexas partir de moléculas simples e o catabolismo que decompõem as moléculas complexas criadas pelo anabolismo.

Quando o anabolismo supera a atividades do catabolismo o individuo ganha peso, quando o catabolismo supera as atividades do anabolismo o individuo pede peso, quando os dois trabalham juntos o organismo se encontra em equilíbrio dinâmico ou homeostase.

ATP

ATP - ( Adenosina Trifosfato) produzido pelo metabolismo celular para que nossas atividades físicas sejam executadas. A melhor forma de obter ATP é pela glicose. As células quebram as moléculas de glicose para obter energia.

Crescimento

É o aumento do tamanho físico de um corpo. Nos seres vivos ocorre devido à incorporação e transformação dos alimentos, como conseqüência da nutrição, do metabolismo e da multiplicação celular.

Movimento

É a variação da posição do corpo no decorrer do tempo em relação a um referencial, que ocorre em resposta a diversos estímulos.

A locomoção é apenas um tipo de movimento, caracterizado pelo deslocamento do indivíduo por suas próprias forças.

Ciclo vital

  • Todos os seres vivos passam por diversas fases durante a sua existência: nascem, crescem, amadurecem, se reproduzem, envelhecem e morrem.
  • Embora alguns organismos individuais não completem todo o ciclo, ele acontece na espécie em geral.
  • Essas etapas constituem o ciclo vital. Os seres brutos, sem vida, não possuem ciclo vital.

Reprodução

Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar outros seres semelhantes a si mesmos. É por meio da reprodução que as espécies se mantêm através dos tempos.

É ela que explica por que, em condições normais, um ser vivo morre, mas a espécie não desaparece.

 A reprodução pode ser considerada a característica essencial da vida. Entretanto, apesar de sua importância, não é uma função vital, pois o ser vivo pode viver sem que haja a necessidade de se reproduzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com