TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução Prova ENEM 2009 Componente Curricular: Biologia Aplicada à Farmácia

Por:   •  28/10/2021  •  Exam  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 6

Componente curricular: Biologia Aplicada à Farmácia (BIOA81)

Aluna: Laila Maria Barreto Silva

1. A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) apresenta desafios para a saúde pública, com consequências sociais e impactos científicos, técnicos e logísticos em todo o mundo.

O agente responsável pela Covid-19, a síndrome respiratória aguda grave (SARS), é um vírus que pertence à família Coronaviridae, e seu material genético é representado por uma única molécula de RNA positivo (RNA+). Todo o seu genoma contém menos de 30.000 nucleotídeos. Aproximadamente 29 diferentes proteínas virais são identificadas.

        Entre as vacinas contra covid-19 aplicadas no Brasil, temos as vacinas de RNA mensageiro. As vacinas de mRNA atuam introduzindo nas células do organismo a sequência de RNA mensageiro que contém a receita para que essas células produzam uma proteína específica do vírus. Uma vez que essa proteína seja processada dentro do corpo e exposta ao nosso sistema imunológico, este pode identificá-la como algo estranho, um antígeno e criar imunidade contra ele. A vacina de RNA mensageiro simula o processo que ocorre no corpo de uma pessoa que realmente contraiu aquela doença, mas de uma maneira que não possibilita a infecção de quem está sendo vacinado - apenas educando o organismo sobre como responder e se defender àquele invasor.

Considerando o exposto,

  1. Analise, comparativamente, a organização do material genético no SARS-Cov-2 e nas células hospedeiras.

Os vírus são pequenas partículas, incapazes de se multiplicarem e realizarem as suas atividades metabólicas sozinhos, assim não sendo considerados como seres vivos. Essas partículas caracterizam-se por serem formadas por uma capa proteica, o capsídeo, e ,também, por possuírem DNA ou RNA em seu interior, sem que haja membrana plasmática, citoplasma com citosol e núcleo para abrigá-los e protegê-los. O SARS-Cov-2 é um vírus de RNA, ou seja, um vírus que possui o RNA como material genômico, o qual, especificamente, possui uma fita simples de RNA no sentido positivo, que traduz diretamente a fita de RNA em proteína.

        Enquanto isso, a célula hospedeira do SARS-Cov-2, a célula animal humana, é uma célula eucariótica, que possui tanto o RNA, quanto o DNA. O material genético dessa célula em questão localiza-se no núcleo, uma região protegida pela cariomembrana, e é organizado como cromatina, um complexo de proteínas histonas e não-histonas associadas ao DNA. Essa cromatina organiza-se em diferentes níveis de compactação, dos quais o nucleossomo é o seu primeiro nível fundamental, representando uma forma do material genético constituída por fitas de DNA dividida em espirais e enroscadas em torno de discos de proteínas histonas, e pode ser cada vez mais compactado até chegar ao último nível, o cromossomo.

        Além disso, a cromatina também é dividida em dois tipos básicos: a heterocromatina, região mais condensada, e a eucromatina, região menos condensada. Quando o vírus entra na célula hospedeira, ele utiliza as ferramentas metabólicas dessa célula para gerar uma fábrica de novos vírus, acumulando-se e, dessa forma, causando o rompimento da célula e a sua morte.

  1. Analise a aplicabilidade deste tipo de vacina para proteção contra a Covid-19, considerando o Dogma Central da Biologia e aspectos do funcionamento das nossas células.

O Dogma Central da Biologia determina a forma como a informação genética flui nos processos de replicação do DNA, transcrição do DNA para o RNA e tradução do RNA para a proteína. A vacina contra a Covid-19 atua de modo a introduzir nas células humanas uma sequência específica do RNA mensageiro a qual contém as informações para a produção de uma enzima do próprio vírus a ser combatido - isso porque, conforme exposto pelo Dogma Central da Biologia, é no processo da tradução das informações contidas no mRNA que uma proteína é produzida. Dentro das células do organismo humano, esse mRNA utiliza as ferramentas metabólicas da célula hospedeira para realizar o seu processo de tradução, em que esse molécula, com a ajuda dos ribossomos, do RNA transportador e do RNA ribossômico, traduz os códons da sequência da molécula mensageira e sintetiza uma cadeia de aminoácidos: as proteínas. Quando essa proteína é produzida e exposta ao corpo humano, o sistema imunológico a identifica, aprende como produzir anticorpos contra ela e gera a memória imunológica, que faz com que, num posterior contato com essa proteína do vírus da COVID-19, o sistema imunológico tenhas as ferramentas e o conhecimento necessário para agir contra ela.

3. As análises das amostras coletadas dos pacientes de Covid-19 são feitas por meio da técnica de alta sensibilidade, a RT-PCR. “RT” significa Transcriptase reversa, e a sigla PCR representa a Reação em Cadeia da DNA Polimerase, desenvolvida nos anos de 1980 e responsável por revolucionar diversas áreas da biologia e da medicina.

A RT-PCR é um método baseado na transcrição reversa do RNA do vírus, transformando-o em DNA complementar (cDNA). Entre os reagentes da PCR estão DNA polimerase, íons (Na+, Cl-, K+, entre outros) que otimizam as condições de reação, primers (fitas simples de DNA) para a amplificação seletiva de regiões das moléculas de cDNA. Além destes reagentes, os desoxi­nucleotídeos (ATP, TTP, CTP, GTP) são a matéria-prima propriamente dita para a síntese das cópias de DNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com