TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brincadeira Na Educação Infantil

Exames: A Brincadeira Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  2.117 Palavras (9 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 9

DISCIPLINA; Projeto multidisciplinar

TÍTULO:

A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

RESUMO

Esse projeto visa mostrar como e porque utilizar a brincadeira como forma de ensino aprendizagem, e todos os benefícios que traz a liberdade do brincar, de forma que deve ser incentivado, apoiado e dirigido para ser utilizado da melhor forma possível.

ABSTRACT

This project aims to show how and why to use blogging as a way of teaching and learning, and all the benefits that brings the freedom of play, so that should be encouraged, supported and directed to be used as best as possible.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................................2

2 OBJETIVOS ....................................................................................2

3 JUSTIFICATIVA.............................................................................3

4 PROJETO.........................................................................................4

5 METODOLOGIA.............................................................................5

6 CONCLUSÃO..................................................................................6

7 GRUPO DE TRABALHO..................................................................6

8 REFERÊNCIAS .............................................................................. 7

AGUDOS, 06/2012

1- INTRODUÇÃO

A pedagogia junto as necessidades e interesses infantis reconhecem o valor formativo do brincar, onde a criança fica tão envolvida com o que está fazendo que coloca em suas ações seu sentimentos e emoções.O Brincar é uma linguagem de faz de conta que permite experimentar outras formas de pensar, de agir, de viver outra realidade, um ato tão simples e tão especial, onde as crianças ampliam suas concepções sobre as coisas, as pessoas e o mundo, além do desenvolvimento de seu biológico, psíquico, mental e social. É uma forma de conciliar e utilizar as brincadeiras como meio de ensino e aprendizagem; de forma prazerosa as crianças aprendem brincando a diferenciar sonhos da realidade. Contribuindo na formação da identidade, de atitudes sociais, respeito mútuo, cooperação, relação social, auto-estima e interação. Facilitando a construção do conhecimento.

Podemos dizer que este trabalho procura discutir a importância do brincar, os benefícios das brincadeiras para o ensino aprendizagem e para o desenvolvimento da criança.

De acordo com o Referencial Curricular da Educação Infantil:

“ Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nas instituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou as aprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.”

Através da brincadeira as crianças recriam e representam fatos que aconteceram no cotidiano de sua casa, de sua vida pessoal, brincando elas interagem, socializam entre si, criando um mundo imaginário, aonde a timidez , a pobreza, a fome e a sua realidade dão espaço para serem o que quiserem, podendo dessa forma que contribuir com seu desenvolvimento.

2- OBJETIVOS

Temos como objetivo desenvolver na criança habilidades, competências e criatividade, além de enfatizar o quanto é importante a criança ter o seu espaço para criar, para serem aquilo que quiserem, e nesse processo desenvolver os sentidos, a percepção, o experimentar, o imitar, o criar, o refletir e muitas outras coisas

2.1 OBJETIVO GERAL

Ao final de tudo, buscamos demonstrar a importância do brincar para o desenvolvimento integral da criança.

"É possível descobrir mais de uma pessoa em uma hora de brincadeira do que um ano de conversa"

(Platão)

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

• Observar o desenvolvimento da criança.

• Verificar se as brincadeiras estão adequadas á faixa etária das crianças;

• Observar e entender porque dos professores brincar com seus alunos.

• Incentivar a criatividade.

• Compreender o valor das brincadeiras na educação infantil.

• Desenvolver as percepções visuais, auditivas e táteis.

3- JUSTIFICATIVA

Tendo como preocupação levar o conhecimento de forma significativa para as crianças e os professores este projeto visa mostrar o quanto é importante o brincar na educação infantil, pois o brincar se faz presente na vida das crianças desde o seu nascimento, o seu meio de descobrir o mundo desde o “achou”, já é uma brincadeira.

Nada melhor que utilizarmos dessa divertida ferramenta para levarmos o conhecimento, a sabedoria de forma especial as crianças, que muita das vezes, desde cedo tem sua infância roubada,ou tirada deles, sem saber o quanto a criança se desenvolve ou aprende enquanto brinca.

Portanto, brincar é direito de todas as crianças e nossa obrigação é utilizar essa ferramenta de aprendizagem para colher os melhores frutos..."Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo". ( Carlos Drummond de Andrade )

4- PROJETO

Projeto realizado por nós alunas de pedagogia junto a professora titular da sala de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com