TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Educação Infantil: as Crianças e brincadeiras

Pesquisas Acadêmicas: Relatório de Educação Infantil: as Crianças e brincadeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.385 Palavras (22 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 22

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

JOSIANE GONÇALVES MAES FREITAS RU 900286, PEDAGOGIA SEXTA FEIRA

RELÁTORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Educação Infantil apresentado à UTA – Infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia

Tutor Local: Celoir Marinete Alves Centro Associado: Curitiba

CURITIBA

2013

INTRODUÇÃO

Esse presente relatório foi desenvolvido através dos métodos de:

• Observação participativa, caracterização dos espaços de observação, caracterização dos profissionais que atuam na escola, descrição das atividades do pedagogo, descrição e análise das atividades de estágio, rotina, aulas, materiais, espaços, tempo e adaptação. O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática. O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional. Os principais objetivos do estágio são: Analisar o papel do (a) professor (a) nas diferentes unidades de Educação Infantil, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar, refletir sobre ações indissociáveis entre teoria prática e entre cuidar, educar e especificidade da Educação Infantil. Compreender diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica na Educação Infantil. Por fim compreender a relação entre a organização dos espaços, tempos e o conhecimento.

CONHECIMENTOS:

A natureza e especificidade da educação infantil, as modificações propostas na legislação Nacional relacionadas à educação infantil, como os avanços das políticas públicas influenciam a Educação Infantil no Brasil, a importância da organização do tempo e do espaço na Ed. Infantil e a relação com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico através da vivencia de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade.

Cada estágio vivenciado aprendemos a lhe dar com inúmeras situações que nos levam para casa, a ficar pensando como poderíamos reagir de uma forma diferente futuramente se passarmos talvez pela mesma situação.

DESENVOLVIMENTO

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado no período vespertino em uma creche municipal, situada na Rua Carlos Mafra 1647, bairro cohapar, Guaratuba/PR, CEP 83280-000, oferta as modalidades de creche e pré escola, constitui o numero em media de 130 alunos, pois a uma grande taxa de desistência e transferência. A turma estagiada foi o jardim.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Espaços abservados.

A creche estagiada consta com cinco salas, nelas estão contidas; o Berçário que no seu interior possui uma mesa aquarela, 3janelas, 2portas, uma com acesso a rua e outra ao refeitório, um fraldário contendo: um balcão com tampo de marmorite, uma banheira em marmorite com um chuveiro, um prateleira em madeira, um ventilador, um luminária, um lactário contendo: um fogão quatro bocas, um pia um geladeira, um armário, um luminária. Maternal I contendo: 1espelho 2x3mt, 3pias, 1prateleira em madeira, um banheiro com três vasos, quatro luminárias, três ventiladores, um trocador, um mesa para professores, tapete em EVA no centro da sala, no canto uma mesa baixa com vários colchonetes, dois portas uma que vai para a saída passa pelo refeitório, a outra para uma área reservada ao banho de sol das crianças. Maternal II contendo: duas prateleiras em madeira, um quadro negro, dois ventiladores, dois luminárias, dois janelas, um tapete em EVA no centro da sala, 1mesa, 1porta de saída, e outra que leva a uma sala com brinquedos. Pré I contendo: duas prateleiras em madeira, um quadro negro, dois ventiladores, dois luminárias, 5mesas de madeira em hexágono, 25 cadeiras de plásticos pequenas, um armário, um espelho 2x2mt, dois janelas com vista para o sol.

Fora as salas apresentadas à escola constam com:

- Uma área coberta contendo: um bebedouro com sete torneiras, um parque infantil de plástico. Uma sala de colchões contendo: uma prateleira de madeira, uma lavanderia contendo: um tanque, um aspirador de pó, um prateleira em madeira, um máquina de lavar roupas, um banheiro externo adaptado á cadeirantes contendo: um vaso próprio para cadeirantes, um pia, um porta sabonete liquido, puxadores pela parede próprios para o auxilio aos cadeirantes, descarga ecológica com opção de três ou 6 lt de água a sair, uma secretária contendo: uma escrivaninha, dois arquivos, um aparelho de fax, um telefone sem fio, um ventilador, um luminária, um computador, um impressora; uma dispensa contendo: seis prateleiras em madeira; um refeitório contendo: quatro mesas de madeira, oito bancos de madeira, dois ventiladores, dois luminárias, um mesa aquarela, um TV 42plg, dois janelas; um banheiro para funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com