TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIRURGIA PLASTICA

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A preocupação com a beleza e a estética sempre existiu. A obsessão pelo corpo perfeito, a pele perfeita, sempre foi um fator muito importante na vida das mulheres (e até mesmo dos homens) desde a pré-história. No antigo Egito, por exemplo, a deusa Cleópatra, considerada o símbolo da estética, foi uma das primeiras a utilizar alguns produtos cosméticos e procedimentos estéticos criados pela sociedade grega.

Assim, com o passar do tempo, foram surgindo cada vez mais tratamentos estéticos eficazes, que são muitas vezes utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nas sociedades modernas de hoje, há uma crescente preocupação com o próprio corpo, com a dieta alimentar ou uso excessivo de cosméticos.

Preocupados com a busca da tal “beleza perfeita” e pela vaidade, sob influência da TV, em jornais e revistas, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, apresentou uma estimativa de mais de 130 mil adolescentes que se submeteram no ano de 2009, á operações plásticas.

Podemos afirmar então que a medicina estética teve um grande avanço neste sentido.

Hoje em dia, grande parte das mulheres se encontra acima do peso, ou algumas acham o peito pequeno (ou muito grande), nariz muito fino, pálpebra do olho muito caída, e etc. E para “dar conta” disso tudo, um procedimento que vem se tornando cada vez mais popular é a cirurgia plástica. E é sobre ela que falaremos no decorrer deste trabalho.

Quando a própria imagem interfere na relação do indivíduo com a sociedade em que vive, as intervenções cirúrgicas servem como um resgate da auto-estima.

A cirurgia plástica é uma combinação de fatores sujeita ás diversas variações de comportamento psicológico ou fisiológico de cada pessoa.

Ela tem por objetivo, a reconstituição ou reconstrução de uma parte do corpo humano, seja ela por razões médicas ou estéticas.

Começaremos então, fazendo uma visão mais aprofundada sobre este assunto tão importante.

Como já foi dito, a cirurgia plástica estética é aquela que tem por objetivo aprimorar a aparência de várias regiões do corpo, tornando assim pessoas mais felizes com seus corpos num todo.

A pessoa quando se submete a este tipo de procedimento, não faz com intenção de melhorar seu estado de saúde, e sim de sua aparência, ou algum aspecto físico que não lhe agrada.

No Brasil, o número de cirurgias plásticas vem crescendo muito, à taxa de 30% ao ano.

Atualmente, duas das cirurgias estéticas mais realizadas são a lipoaspiração e o implante de silicone nos seios. Claro que, não podemos esquecer-nos de outros procedimentos tais como a Abdominoplastia, Rinoplastia (cirurgia do nariz), otoplastia (correção das orelhas de abano) e etc. São infinitos os procedimentos cirúrgicos no ramo da estética.

Ao decidir passar por uma cirurgia plástica, é necessário, em primeiro lugar procurar um bom especialista na área, buscar informações sobre este profissional, buscar informações da instituição na qual será realizado o procedimento, pois existem vários históricos envolvendo cirurgias plásticas sendo realizadas por profissionais que não são habilitados para isso.

“É inquestionável o papel da auto-estima no bem-estar integral do ser humano. Porém, a busca pela harmonia facial e corporal precisa estar sempre atrelada à segurança e à saúde” - afirma Dr. Wandler de Pádua Filho, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Então, quando feitos de maneira consciente e responsável, os procedimentos estéticos trazem muitos benefícios.

No entanto, sabemos que na medicina, qualquer tipo de cirurgia está sujeita á riscos. E na medicina estética não é diferente, por isso estar bem informado, ter bom senso e cautela são pontos essenciais para encarar o “bisturi” e obter resultados satisfatórios. Não é incomum encontrar pessoas que já passaram por este tipo de cirurgia, e terminaram com um aspecto desproporcional ou artificial, sem contar aqueles que sofrem seqüelas graves, ou até mesmo vem a óbito.

DESENVOLVIMENTO

  1. Cirurgia Plástica em Ex-obesos

De acordo com que vai crescendo o número de pessoas que se submetem à gastroplastia redutora, cresce também o número de cirurgias plásticas em ex-obesos.

Após os 12 meses da cirurgia feita, o paciente apresenta excessos de pele devido a redução de seu peso, é aí então que entra o procedimento da retirada dessas peles.

A cirurgia mais comum feitas em ex-obesos é a Abdominoplastia. O objetivo dessa intervenção é a retirada dos “vestígios” de obesidade, o que proporciona no paciente uma melhora na qualidade de vida e na sua auto-estima.

  1. Implante de Prótese de Silicone

Este procedimento estético visa aumentar o volume das mamas. Também é recomendado para mulheres que não possuem firmeza nas mamas ou até mesmo no seu formato.

Este implante pode ser feito através do bico do peito, sendo posicionado abaixo do músculo peitoral ou abaixo da glândula mamária, resultando em cicatrizes, muitas vezes imperceptíveis.

Em 2009 foram realizadas no Brasil, 645.464 cirurgias de implante.

As próteses de silicone podem ter vários formatos e densidades devido ao gel, podendo ser sólida, de gel envolto por silicone liso, texturizadas, ou revestidas de poliuretano.

De acordo com cirurgiões plásticos, a partir dos 18 anos já é possível receber um implante de silicone, desde que haja uma indicação, pois a partir dessa idade a menina já possui uma estrutura corporal formada.

  1. Lipoaspiração

Indicada para pacientes próximos ao seu peso ideal, com gordura localizada e boa elasticidade da pele. Realizada através de pequenas incisões, a gordura é “aspirada” utilizando cânulas ocas de tamanhos diferentes, visando afinar o contorno da região. O resultado é um contorno mais proporcional e suave, com cicatrizes imperceptíveis.

A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média e grande variando com a quantidade de gordura retirada. Geralmente são retirados, 5% da gordura localizada.

Sua recuperação é rápida já que existem poucos, ou até mesmo nenhum, em casos mais simples, de pontos cirúrgicos.

O uso da cinta modeladora é indispensável após a lipo, pois comprime as regiões aspiradas ajudando na modelação da área e na diminuição do inchaço pós-cirúrgico.

  1. Rinoplastia (Cirurgia do Nariz)

 A Rinoplastia é um procedimento cirúrgico que ajuda no funcionamento do nariz, corrigindo as alterações no dorso e em sua ponta nasal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com