TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DA APLICAÇÃO DO LINFOTAPING COMO TÉCNICA COADJUVANTE NO PÓS-OPERATÓRIO CIRURGIAS PLÁSTICAS ABDOMINAIS

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.662 Palavras (11 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 11

UNIESP - CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO (A): GEORGIA INÁCIO / FISIOT. DERMATOFUNCIONAL

FISIOTERAPIA-P6 (MANHÃ) / PROFª: ANNE SANTOS

Resumo Dos Artigos

Março de 2020

cabedelo/PB

ARTIGO 1: EFEITOS DA APLICAÇÃO DO LINFOTAPING COMO TÉCNICA COADJUVANTE NO PÓS-OPERATÓRIO CIRURGIAS PLÁSTICAS ABDOMINAIS.

        A cirurgia plástica está intimamente ligado à autoestima e bem-estar dos pacientes, oferecendo melhor qualidade de vida do indivíduo. E dentre as cirurgias plásticas mais utilizadas destaca-se a abdominoplastia. A abdominoplastia pode também ser chamada de dermolipectomia, e é utilizada para correções estéticas abdominais decorrentes de flacidez muscular, excesso de emagrecimento gestações sucessivas, diástase abdominal e até mesmo hérnia. Após a cirurgia plástica de abdômen o paciente precisa de alguns cuidados essenciais para uma adequada recuperação de qualidade tecidual, sendo individual o uso de cinta elástica no período de 45 a 60 dias, repouso de 24 a 48 horas, andar com tronco curvado para não forçar o abdômen.

        Os linfonodos ou nódulos linfáticos, agrupados principalmente em algumas regiões do corpo, como virilha, axila e no pescoço, desempenham um papel importante na defesa e na imunologia do organismo. Eles funcionam como filtros, que vão identificar e tentar combater os agentes agressores, como infecções, vírus e células cancerígenas. A técnica de bandagem foi criada na década de 70, e surgiu como uma técnica de custo baixo, utilizam fitas elásticas aderentes, com a finalidade de limitar a função da pele, atuando assim, no alivio da dor. A aplicação da técnica de linfotaping no pós-cirúrgico de cirurgias plásticas,  tem sido utilizada de várias formas como técnicas de tratamento, mas somente nos últimos 20 anos tem sido usada, principalmente, com uma prática da fisioterapia. A aplicabilidade da bandagem funcional é muito ampla e tem sido usada na prevenção e no tratamento de disfunções musculoesqueléticas, articulares, neurais e miofasciais. A fisioterapia dermato-funcional tem sido amplamente recomendada pelos cirurgiões plásticos como forma de tratamento para cirurgias plásticas. É no pós-operatório que a fisioterapia apresenta sua maior atuação e planejamento do tratamento é variável e depende das características individuais de cada cirurgia cabe ao fisioterapeuta durante a avaliação observar vários fatores como retrações musculares, alterações articulares, desvios da postura que levam as alterações funcionais e estéticas, além da avaliação das condições circulatória , observando a presença de edemas ou linfedemas. O plano de tratamento fisioterápico no pós-operatório é muito amplo e depende das características observadas na avaliação como analise do trofismo muscular e cutâneo, avaliação da presença de edemas, dor e sensibilidade, cicatriz, tipo de cirurgia. O linfotaping ou taping linfático é uma das técnicas inovadoras de aplicação das bandagens elásticas; é uma forma rápida e eficaz que capacita o corpo em atuar diretamente no processo natural de cura. É uma técnica que age como mecanismo de circulação e estimulação sanguínea e linfática proporciona uma significante melhora da textura da pele, na redução de edemas, analgesia, aderências cicatriciais, promove uma rápida recuperação nas áreas com  , além de diminuir as possíveis complicações. É importante lembrar que a fita deve ser aplicada com base próxima ao nódulo linfático, para onde será dirigido o exsudato, cumpre destacar que as cirurgias, trazem um certo desconforto, geralmente no pós-operatório, ocasionando dores equimoses, edema e fibroses Ao se aplicar o Linfotaping, surge alguns efeitos fisiológicos, que promove também a diminuição de dores musculares, da congestão linfática ou hemorragias que venham surgir embaixo da pele.

        A utilização desse método é utilizado, também, em cicatrizes hipertróficas, onde apresentam fibroses e onde surgem hematomas, proporcionando absorção, Atualmente, há um crescimento das cirurgias plásticas no país e a tomada de decisão por tal procedimento, faz com que seja necessário o esclarecimento prévio das técnicas adotadas e as possíveis complicações pós-operatórias. Entretanto, uma vez indicada a abordagem fisioterapêutica no pós-operatório, o fisioterapeuta deve ser capaz de informar, prevenir e orientar não só o paciente, assim como seus familiares, sobre os cuidados indispensáveis nesse período com a incisão e o repouso. Portanto, o objetivo desse trabalho foi evidenciar os efeitos do linfotaping em processos cirúrgicos estéticos, com ênfase a abdominoplastia, baseando na anatomia do sistema linfático; no mecanismo fisiopatológicos no pós-operatório de abdominoplastia e ainda elucidar os métodos se aplicação e os efeitos da técnica após a avaliação fisioterapêutica.


ARTIGO 2: A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE MAMOPLASTIA E ABDOMINOPLASTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

        A imagem corporal é a maneira como o corpo se apresenta ao próprio indivíduo, o acúmulo de gordura abdominal e a flacidez da pele acarretam frustrações e baixa autoestima. A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico no qual se realiza a remoção do excesso de pele e do tecido adiposo no abdômen, podendo o procedimento ser associado à lipoaspiração.. A mamoplastia é uma cirurgia plástica das mamas que tem como objetivo restaurar o padrão jovial, adequação do volume, suspensão, forma, e diminuição da flacidez da pele, podendo ser realizada para redução ou aumento das mamas. A fisioterapia dermatofuncional atua no pré-operatório de mamoplastia e abdominoplastia com a preparação da pele e sua hidratação através do uso de cosméticos associado a técnica de drenagem linfática manual ativando a circulação sanguínea e linfática nos tecidos favorecendo as trocas metabólicas, além de técnicas de eletroestimulação da musculatura abdominal por meio de corrente russa no qual proporciona a contração muscular e o seu fortalecimento melhorando o tônus e a flacidez. A técnica de drenagem linfática manual promove a redução do edema e do quadro álgico prevenindo aderências, hematomas, seromas e fibroses.

        No pós-operatório imediato as mamas ficam edemaciadas sendo fundamental realizar técnicas superficiais e suaves de drenagem linfática manual, além do uso do sutiã especifico que faça a compressão adequada da mama recomendado pelo cirurgião plástico, deve se evitar realizar movimentos de abdução do ombro nos primeiros 30 dias. As cicatrizes podem ser de tamanhos variáveis dependendo da localização e do excesso de tecido removido, o comportamento de cada cicatriz é imprevisível e depende de como cada organismo reage, podendo ocorrer alterações como quelóides, alargamento, depressão, retração e escurecimento. No processo pré-operatório a fisioterapia dermatofuncional visa como suas principais funções, a conscientização, planejamento pós-operatório e conhecimento sobre as demandas do paciente. A atuação também é voltada para a manutenção da musculatura que será afetada pela intervenção cirúrgica, na preparação da pele assim como também se destina ao momento de acolhimento das necessidades do paciente, avaliações de fatores relacionados às disfunções estéticas tais como retrações musculares, desvios posturais que desencadeiam alguma deformidade na estética além de fornecer orientação aos pacientes, se o paciente tem conhecimento dos cuidados necessários assim como as consequências do procedimento que será adotado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com