TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COACHING DE PERFORMANCE

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E COACHING

Resenha Crítica de Caso

Izadora Henrique Ferreira

Trabalho da disciplina COACHING DE PERFORMANCE

                                                                     Prof. Mara Claudia Alves Braile

Curitiba

2019

LIÇÕES DE CARISMA – COMO VIRAR AQUELA PESSOA QUE TODO MUNDO QUER SEGUIR

Referência: ANTONAKIS, John. FENLEY, Marika. LIECHTI, Sue. LIÇÕES DE CARISMA – COMO VIRAR AQUELA PESSOA QUE TODO MUNDO QUER SEGUIR. Harvard Business School, junho, 2012.

O texto de John Antonakis, Marika Fenley e Sue Liechti: “Lições De Carisma – Como Virar Aquela Pessoa Que Todo Mundo Quer Seguir”, tem como objetivo descrever quais táticas de liderança devem ser usadas para obter carisma (TLCs), para que possa ser mais confiante, influente e parecer um líder aos olhos dos outros.

Neste artigo os autores, que são sucessivamente, professor e mestre em liderança, doutor em administração e mestre em psicologia, descrevem cada uma dessas táticas e ajuda os gestores a dominá-las, mostrando que um líder que queira se tornar carismático precisa estudar as TLCs, pratica-las religiosamente e contar com uma boa estratégia de execução.

Inicialmente, os autores iniciam o artigo dando exemplo de duas pessoas aleatórias que estão diante do público e precisam passar uma mensagem clara, visionária e inspiradora que cative e motive os interlocutores. Assim, os autores relatam que é preciso ter carisma e que isso pode ser aprendido, pois é uma habilidade adquirível.

Os autores relatam que realizaram uma pesquisa com gestores em laboratório e em campo, que indicou que qualquer pessoa pode aprender o que eles chamam de “táticas de liderança carismática” (TLCs), que é explicada no decorrer do artigo.

Assim, para explicar como obter carisma, os autores dividiram o artigo em parágrafos, sendo primeiramente a introdução e abordagem do tema principal e logo na sequência a explicação do significado de carisma. A partir daí, os autores passaram a detalhar cada tática para obter carisma, sendo a primeira - Conectar, comparar e contrastar, após é falado sobre a arte do envolvimento e da sintetização, com a terceira e última tática mostrar integridade, autoridade e paixão.

Os autores finalizam o artigo abordando sobre a prática das TLCs, mostrando que deve ser de forma simples, ou seja, se preparando e praticando, mostrando que qualquer pessoa pode adquirir e desenvolver o carisma.

Quando se fala em carisma, John, Marika e Sue dizem que o ele está fundado em valores e emoções, que Aristóteles chamou de logos, ethos e pathos, ou seja, que para persuadir os outros é preciso ter um discurso forte e fundamentado, assim como estabelecer credibilidade pessoal e moral. Com isso feito, é chagada a hora de despertar a paixão e a emoção dos seguidores.

Se atingidas as tarefas listadas acima, o líder será capaz de falar as esperanças e aos ideais dos seguidores, dar a todos um senso de propósito e inspirá-los para que produzam grandes feitos.

Para os autores, que realizaram diversos estudos de grande porte e em laboratório, o carisma pode ser um recurso de valor inestimável no contexto de qualquer empresa, de grande ou pequeno porte, aberta ou privada, ocidental ou asiática. Para eles, os políticos a usam muito bem, entretanto, os gestores não entendem a importância do uso do carisma, talvez por não saberem como ou por achar que não é tão fácil de dominar quanto a liderança transacional – incentivo e castigo, ou a instrumental – baseada em tarefas. Em sua visão, os melhores líderes, para atingir as metas, sobrepõem a liderança transacional e a instrumental, a liderança carismática.

Na pesquisa realizada pelos autores, foram identificadas doze grandes TLCs, sendo nove verbais: metafóricas, símiles e analogias, histórias e anedotas, contraste, pergunta retórica, lista de três elementos, expressões de convicção moral, reflexão sobre sentimentos do grupo, adoção de metas elevadas e demonstração de confiança na capacidade de atingi-las. Três táticas não são verbais: dinâmica vocal, expressões faciais e gestos.

Para convencer os leitores da importância do carisma, os autores mostram a sua aplicação, exemplificando a que em oito das dez últimas disputas a presidência dos Estados Unidos, venceu o candidato que empregou as TLCs verbais com mais frequência, mostrando quem era visto como o mais competente, confiável e com ar de líder.

Para os autores, é necessário ser carismático o dia todo e não usar as TLCs só ao falar em público, mas também em conversas do dia a dia, ajudando-o a criar um vínculo emocional com os seguidores e fazer com que pareça mais poderoso, competente e digno de respeito.

Assim, na sequência, passam as explicar cada uma TLCs e relatar os experimentos realizados ao longo de suas carreiras. A primeira tática – Conecte, compare e contraste – trata-se do orador ajudar o ouvinte entender a mensagem, sintonizar-se com ela e a recordá-la, através do uso de metáforas, símiles, analogias, histórias e anedotas. Assim, os autores dão exemplos de cada TLCs e relacionam com grandes discursos de John F. Kennedy, Martin Luther King Jr. e Winston Churchill, além de citar exemplos de clientes e aprendizes que utilizaram suas técnicas e conseguiram captar novos clientes e interlocutores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (46.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com