TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Artigos Científicos: A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

1. Relate o processo de comunicação utilizado com os investidores e escolha qual ferramenta de gestão implementaria para padronizar as atividades da organização.

A equipe de comunicação citada no texto “Relatos diferentes, uma narrativa” conhece todos os aspectos da empresa: institucionais, administrativos, financeiros, operacionais, comerciais, relacionamento com funcionários, responsabilidade social e ambiental, ética, relacionamento com a mídia e com o conjunto dos públicos externos – antes de falar publicamente sobre qualquer assunto. Todos os setores são engajados para que haja uma fluente comunicação e informação sobre a empresa. Antes da divulgação de cada relatório é feita uma reunião com o presidente, vice-presidente e diretores da empresa para que seja escolhida as informações pertinentes a serem apresentadas ao público.

Deve ser selecionado o meio de comunicação mais acessível e que tenha clareza e objetividade nas informações. A formulação linguística é uma atividade que os membros da organização precisam dar grande importância, especialmente à língua escrita, pois as práticas organizacionais impõem um contexto de uso próprio. As escolhas linguísticas são sempre feitas em função de um interlocutor específico. Em razão disso, deve-se tomar cuidado com termos técnicos, uma vez que a comunicação é motivada por representações sociais.

Aumenta o interesse das empresas com relação a importância de uma administração estratégica que envolva a divulgação de informações e perspectivas corporativas, visando maior interação com as partes interessadas em seus resultados. Os fatores não financeiros (governança corporativa, imagem, marca, capital intelectual, liderança, responsabilidade social e ambiental, transparência, comunicação, inovação) exercem influência direta na avaliação de uma empresa. A sustentabilidade do negócio é tema preponderante e largamente valorizado pelos gestores de investimentos.

Nesse contexto, destaca-se o profissional de Relações com Investidores como a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa perante o mercado. Cabe ao profissional atuar simultaneamente em dois sentidos: levando informações da empresa para seus públicos estratégicos e trazendo feedback para a empresa. O resultado desse trabalho é o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento das solicitações do mercado. A internet é um veículo fundamental de comunicação e deve ser usada como ferramenta na divulgação de informações e transparência da organização.

2. Comente sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal, tanto com os clientes internos quanto externos.

A comunicação é o processo verbal ou não-verbal de transmitir uma informação a uma outra pessoa de maneira que ela entenda o que está sendo expresso. A comunicação, portanto, não está limitada à fala, à linguagem oral, mas também é possível por meio de gestos, símbolos, expressões, bem como qualquer outra forma que contenha em si um significado inteligível e compreensível. Para que exista comunicação é necessário que se tenha um entendimento do que se quer transmitir, no caso das empresas as comunicações muitas vezes, ou quase sempre não têm o intuito de apenas comunicar, mas de persuadir, sensibilizar o receptor a tomar ou ter determinada atitude ou reação.

Para Chiavenato (2004), a comunicação nas organizações também encontra obstáculos à sua propagação e a seu perfeito entendimento. É comum detectar problemas operacionais, estruturais e até de relacionamento humano, justamente em função de uma comunicação ineficaz. Essa ineficiência no processo comunicativo não se restringe a um determinado tipo de organização. Pode ser encontrada em organizações burocráticas, informais, industriais, comerciais ou prestadora de serviço. Percebe-se, entretanto, que uma organização eficiente costuma apresentar uma boa comunicação interna, capaz de garantir a troca de informações confiáveis em todos os níveis hierárquicos.

A qualidade do serviço prestado não depende somente da qualificação técnica do colaborador, mas essencialmente da capacidade de se posicionar de forma habilidosa nas relações interpessoais, interna ou externa, no local de trabalho. É de extrema importância, os gestores estarem focados na busca pelo aprimoramento das relações de seus colaboradores, como forma de desenvolver uma função colaborativa entre seus membros, afinada com os objetivos da organização. A comunicação com os clientes externos devem existir de maneira clara e eficaz para que a organização passe uma boa visão para o público e ele se sinta satisfeito com o atendimento e as informações recebidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com