TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSCIENTIZAÇÃO DAS USUÁRIAS (GRUPO DE GESTANTES) DAS ESFs DA CIDADE DE SOUSA-PB - NO QUE DIZ RESPEITO ÀS AÇÔES DESENVOLVIDAS PELO NASF

Casos: A CONSCIENTIZAÇÃO DAS USUÁRIAS (GRUPO DE GESTANTES) DAS ESFs DA CIDADE DE SOUSA-PB - NO QUE DIZ RESPEITO ÀS AÇÔES DESENVOLVIDAS PELO NASF. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO I

PROFESSORA: JULIANA OLIVEIRA

SEMESTRE: 2012.2

FRANCISCA DE SOUSA SILVA

JACIELE DA SILVA BEZERRA

JULIANA DE LACERDA SOUSA

WIGNA NARJARA RODRIGUES

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

A CONSCIENTIZAÇÃO DAS USUÁRIAS (GRUPO DE GESTANTES) DAS ESFs DA CIDADE DE SOUSA-PB – NO QUE DIZ RESPEITO ÀS AÇÔES DESENVOLVIDAS PELO NASF.

SOUSA

2013 

FRANCISCA DE SOUSA SILVA

JACIELE DA SILVA BEZERRA

JULIANA DE LACERDA SOUSA

WIGNA NARJARA RODRIGUES

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

A CONSCIENTIZAÇÃO DAS USUÁRIAS (GRUPO DE GESTANTES) DAS ESFs DA CIDADE DE SOUSA-PB – NO QUE DIZ RESPEITO ÀS AÇÔES DESENVOLVIDAS PELO NASF.

.

Trabalho apresentado à disciplina Seminário Temático I, como requisito parcial de aprovação.

Orientadora: Msc. Juliana Oliveira

SOUSA

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO 3

2 JUSTIFICATIVA 4

3 PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-HISTÓRICA DO OBJETO 4

4 OBJETIVOS 10

4.1 Objetivo geral: 10

4.2 Objetivos específicos: 10

5 PÚBLICO-ALVO 11

6 METAS 12

7 METODOLOGIA 13

8 RECURSOS 14

8.1 Recursos Humanos 14

8.2 Recursos Materiais 14

9 AVALIAÇÃO 15

9.1 Avaliação de resultado 15

9.2 Avaliação de conteúdo 15

9.3 Avaliação do processo 15

9.4 Avaliação de impacto 15

10 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 16

REFERENCIAS 17

1 INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO

Este projeto tem o objetivo de conscientizar o grupo de gestantes, usuárias das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da cidade de Sousa-PB acerca das ações desenvolvidas pelo NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família).

Os Núcleos de Apoio a Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde no ano de 2008 com intuito de apoiar a inserção das Estratégias de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência e o alvo das ações da Atenção Básica em todo o país.

Esses núcleos são constituídos por uma equipe composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento para atuar em parceria com os profissionais das ESFs compartilhando as práticas em saúde sob responsabilidade dessa equipe, em apoio e na unidade na qual o NASF está cadastrado.

Durante o período de estágio no NASF na cidade de Sousa-PB, constatou-se por meio da observação que os usuários das ESFs, em específico o grupo de gestantes não tinha conhecimento acerca das ações desenvolvidas por esse citado programa.

Dessa forma, faz-se necessário promover a conscientização dessas usuárias informando-as sobre as ações desenvolvidas pelo NASF, como também falar da importância do assistente social nesse espaço, além de incentivá-las a socializar as informações adquiridas para os demais membros da comunidade a qual pertencem.

2 JUSTIFICATIVA

O presente projeto foi escolhido porque se percebeu o alto grau de alienação dos usuários das ESFs, em específico o grupo de gestantes no que diz respeito as ações desenvolvidas pelo NASF. Por isso, é de extrema importância informar essas usuárias sobre essas ações e assim promover a conscientização política dessas usuárias para que as mesmas se percebam enquanto sujeitos de direitos, e possam reivindicar por uma melhor qualidade de acesso aos serviços de saúde.

Enquanto estagiárias, este projeto poderá possibilitar um contato mais direto com as usuárias e desenvolver um diálogo aberto nas palestras. Faz-se necessário também, como futuras assistentes sociais, começarmos desde já a percebermos o usuário como um sujeito ativo com condições de intervir na sua realidade e transformá-la. Para tanto, é preciso que haja mudanças, um trabalho de conscientização permanente para mudar as percepções dessas usuárias para que elas saiam da sua situação de alienadas e sejam pessoas informadas acerca de seus direitos e comecem a lutar por eles.

Este projeto será importante também para o próprio NASF, pois pode contribuir para que suas ações sejam reconhecidas em toda a cidade de Sousa e assim aumentar à procura e o acesso da população as ações e serviços oferecidos por esse programa.

3 PROBLEMATIZAÇÃO TEÓRICO-HISTÓRICA DO OBJETO

Durante a década de 1980, o contexto brasileiro ao mesmo tempo em que experimentou uma profunda e prolongada crise econômica, vivenciou um processo de reabertura democrática depois de 21 anos de ditadura militar. Nesse período, surgem diversos movimentos sociais para assegurar direitos, dentre eles o Movimento de Reforma Sanitária.

“A Reforma Sanitária brasileira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com