TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DA MEMBROS INSTITUCIONAIS - A SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO SOUSA-PB

Projeto de pesquisa: CARACTERÍSTICAS DA MEMBROS INSTITUCIONAIS - A SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO SOUSA-PB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Bacharelado em serviço social

ELBIRLANA CESARIO BARBOSA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL – SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB

Sousa-PB

2013

ELBIRLANA CESARIO BARBOSA

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL – SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB

Relatório de Estagio Curricular Obrigatório I, apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requesito para obtenção de nota para as disciplinas de Ética e Legislação Profissional, Políticas Sociais II e Políticas Públicas da Família.

Profª Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar e Maria Angela Santini.

Sousa-PB

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 4

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................ 8

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho do Estagio Curricular Supervisionado em serviço Social é de fundamental importância, aonde o estagiário irá desenvolver suas habilidades em seu espaço diferenciado, obtendo também conhecimentosdasrealidades vivenciadas ao longo do curso, de forma pratica.

A experiência adquirida, a aproximação com a área de atuação, nos proporcionara uma reflexão sobre a importância para a nossa formação acadêmica e em nossa futura trajetória profissional.

Um momento onde se espera do aluno responsabilidade e compromisso, e onde se constitui a determinação para ampliação dos conhecimentos em busca de oferecer seus cuidados às pessoas que necessitam de respeito, direitos e uma assistência justa e humanizada.

Esse trabalho também tem como objetivo apresentar o desenvolvimento das atividades durante o estagio curricular I. Tendo o mesmo, sido acompanhado pela supervisora acadêmica, nos instruindo diante da postura no campo de estagio e pela supervisora de campo, abordando as observações técnicas utilizadas pelo Assistente Social, tendo a relação da teoria com a prática por meio da realidade de cada usuário e suas demandas institucionais. Outro elemento fundamental do estagio é a integração entre as praticas assistências e a dedicação para com os assistidos.

2 DESENVOLVIMENTO

Caracterização Sócio Institucional e Estrutura Organizacional

O Estágio Curricular Supervisionado teve com referência a Secretaria de Ação Social do município de Sousa, que reformulado teve suas atividades iniciadas no dia 10/09/2013 com o término no dia 05/11/2013. Localizado na Rua Dr. Jose Gadelha nº S/N, tendo como gestor o prefeito constitucional Srº André Avelino de Paiva Gadelha e como Secretaria a Srª MariaGonçalvesGadelha. A secretaria de Ação Social dispõe dos seguintes espaços físicos:

Recepção, Sala de reuniões, sala de recursos humanos, gabinete da secretaria e 1 banheiro, almoxarifado, sala de espera, sala da equipe técnica, sala do assistente social, 2 banheiros para os usuários, sala do gestor do bolsa família e 1 banheiro, sala de atendimento do cadUnico, e sala de habitação. E conta com uma equipe de profissionais capacitados e específicos para cada espaço da secretaria, e também realizam visitas domiciliar aos atendidos da instituição.

A secretaria é uma entidade municipal e foi fundada em 20 de maio de 2004 no município de Sousa-PB, tendo ligação com o Governo Federal e o Estado. O município é responsável pelo prédio onde a mesma se localiza. A Secretaria de Ação Social conta hoje com o quadro de 118 funcionários em toda sua extensão.

Com as seguintes funções:

Assistente Social: 08

Secretaria: 01

Diretor: 02

Vigilante: 16

Motorista: 08

Psicóloga: 04

Digitador: 04

Coordenador: 09

Gerente: 01

Atendente: 04

Aux. Administrativo: 08

Aux. Operacional: 11

Pedagoga: 03

Educador Social: 03

Lavadeira: 03

Enfermeiro: 01

Tec. Enfermagem: 02

Monitora: 10

Aux. De Serviços: 03

Orientador Social: 15

Supervisor: 01

Objetivos e finalidades da instituição

A Secretaria de Ação Social atende a população sousense no que se refere a prestação de serviço social e ao desenvolvimento da qualidade de vida da população, através de programas e projetos, tais como: Programa Bolsa família queatende2.541 usuários aproximadamente, o programa pão para todos atendendo uma demanda de 3.840 pessoas, entrega de enxovais a gestantes carentes e tendo atendimentos também no CRAS com 250 usuários, o CREAS 211, o Credendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com