TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS: ANALISE DO CENTRO DE HEMODIÁLISE DE SOUSA-PB .

Por:   •  1/4/2015  •  Artigo  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MAYARA PINTO DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS: ANALISE DO CENTRO DE HEMODIÁLISE DE SOUSA-PB.

SOUSA-PB

2014

MAYARA PINTO DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS: ANALISE DO CENTRO DE HEMODIÁLISE DE SOUSA-PB.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas do período vigente.

SOUSA-PB

2014

MAYARA PINTO DA COSTA

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS: ANALISE DO CENTRO DE HEMODIÁLISE DE SOUSA-PB.

SOUSA – PB

2014

        

        

SUMARIO

  1. Introdução__________________________________________________________05
  1. Delimitação da pesquisa_______________________________________________06
  1. Objetivo geral_______________________________________________________07

3.1 Objetivos específicos________________________________________________07

4. Justificativa________________________________________________________08

5. Referencial Teórico__________________________________________________09

6. O espaço da pesquisa_________________________________________________13

7. Cronograma________________________________________________________13

8. Orçamento_________________________________________________________13

9. Resultados esperados_________________________________________________14

10. Metodologia da Pesquisa_____________________________________________15

11. Referencias bibliográficas____________________________________________16

  1. INTRODUÇÃO

Essa pesquisa sobre a importância da família no tratamento de doenças da qual será feita uma analise do Centro de Hemodiálise da Cidade de Sousa tem como problematização de investigar se é importante a presença da família no tratamento de doenças.

O mesmo ira investigar o Centro de Hemodiálise Dt. Chico Coréia, da qual será aplicado entrevistas a fim de verificar como os pacientes sentem-se quando suas famílias estão presentes durante esse processo tão doloroso.

O tema tem por objetivo de refletir sobre a presença da família no referido centro, também de descrever a relação familiar que os pacientes têm e explicar como a mesma acontece entre ambos.

Ao longo desse estudo faço uma justificativa do mesmo, mostrando em seus aspectos teóricos, metodológicos, práticos e pessoais da escolha dessa temática.

Nesse estudo também tento mostrar com ele pode contribuir a partir do assistente social mostrando através das referenciais teóricos o quanto se faz necessários a presença do mesmo para mediar quando for necessário a família e o paciente mostrando-os como deve ser a relação dos mesmos.De uma forma geral.

  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
  • É importante a presença da família no tratamento de doenças?
  1. OBJETIVO GERAL

Descrever a importância da família quando os pacientes estão submetendo-se a tratamento prolongado no centro de hemodiálise de Sousa.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Refletir sobre a importância da família para o tratamento em hemodiálise.
  • Descrever a relação família e paciente.
  • Explicar como acontece essa relação.
  1. JUSTIFICATIVA

Esse estudo tem por objetivos de entender como acontece a relação familiar e paciente, também como acontece o trabalho do assistente social juntamente com elas.

Esse estudo proporciona condições favoráveis ao tratamento e informar aos familiares sobre seus direitos e seus deveres dentro do ambiente hospitalar enquanto o paciente estar se submetido ao processo de hemodiálise.

Na teoria e na prática esse estudo justifica-se pela intervenção do serviço social ao paciente renal crônico e a sua família a fim de orientá-los o quanto é importante a família se fazer presente nesse ambiente.

Através desse estudo posso contribuir não só na vida, mais também no bom desempenho tanto do assistente social e do paciente. Esse estudo pode contribuir não só na vida, mas também no bom desempenho tanto do assistente social e do paciente. O mesmo pode proporcionar diversas inovações e pode contribuir no interagi mento da família com a doença.

A pesquisa será realizada no Centro de Hemodiálise Dr. Chico Coréia, com os pacientes e as famílias do mesmo.

Diante disso é importante mostrar como o assistente social pode intervir a ajudar esses pacientes juntamente com suas famílias, pois se sabe o quanto é difícil tanto para a família como para o paciente ter que se submeter por várias horas para fazer hemodiálise, mais difícil ainda é o paciente que passa várias horas nesse processo e o apoio da família é de suma importância para a vida desses pacientes.

O assistente social tem por função de fazer essa intermediação entre família e paciente a fim de que possa dar um subsidio para os mesmos e orientá-los n que for preciso e dar um suporte psicológico durante todo o tratamento dos mesmos aos quais precisam tanto de apoio moral e psicológico nessa jornada tão árdua que é enfrentar essa situação de cabeça erguida para poder um ajudar o outro.

  1. REVISÃO BIBLIOGRAFIA E REFERENCIAL TEÓRICO

Estudos revelam que apesar da ancestralidade da medicina, que acompanhou o homem desde o seu nascimento, foi no séc. XIX, que se verificou o conhecimentos cientifico do corpo das doenças (SOUSA, 1981). A partir de então, as técnicas e os conhecimentos têm o seu ponto de viragem, estruturando-se no corpo orgânico sistemático que confluem as descobertas alcançadas em todas as diferentes áreas. São correntes espersas, por vezes descoordenadas e casuais: uma explosão de invenções, instituições, experiências, provas e verificações que vão encontrando respostas e referenciam recíprocas, até chegarem a construir uma imagem “cientifica” do corpo do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (474.8 Kb)   docx (419.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com