TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE E OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Artigos Científicos: A CONTABILIDADE E OS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 6

CARUARU/PE

2011

Trabalho apresentado à disciplina de Ciências Contábeis Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Orientador: Regina Borges

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Contabilidade na Gestão Empresarial

2.2 Processos administrativo

2.2.1 Planejar

2.2.2 Organizar

2.2.3 Dirigir

2.3 Ambiente das organizações

2.3.1 Ambiente-tarefa

2.3.2 Macro ambiente

2.4 Aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade

2.5 Principais operações matemáticas

3 CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade está passando ao longo do tempo por vários processos administrativos, eles nós dão as dimensões de informações que devemos agir com cada uma das empresas. Dentro desse contexto tiveram os principais pontos para obter os melhores procedimentos dentro das empresas, as melhores formas de interagir com Clientes, empregados e até mesmo com os empreendedores com isso podem agir com as funções administrativas que as principais são planejar, organizar, dirigir e controlar.

Dentre esses processos podemos ver que a contabilidade e a Gestão empresarial

São um conjunto para melhores desempenhos e organizações nas empresas para facilitar na tomada de decisões. O planejamento é um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funções gerenciais, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão. A habilidade do gestor em utilizar-se da

Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão e suporte ao planejamento,

Contribui fortemente para o sucesso da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A Contabilidade na gestão Empresarial

Segundo estudo da CPCON, a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de imposto.

Sendo a contabilidade um excelente instrumento de identificação, registro, acumulação, análise, interpretação e informação das operações empresariais aos sócios, acionistas e investidores em geral, além dos administradores obviamente ela se configura conforme (QUEIROZ; 2000) com um dos melhores mecanismos de gestão disponível ao empresário, cujos resultados apurados podem ser tornados visíveis à sociedade, com relativa facilidade, mediante a apresentação de balanços.

Balanço Patrimonial

O patrimônio e representado através do balanço, é um instrumento que mostra toda a situação da empresa, deixando os proprietários informados sobre o seu patrimônio.

2.2 Processos administrativo

2.2.1 Planejar

Segundo (KARWASNICKA; 1995) planejamento é definido como a atividade pela qual os administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. (APUD; SILVA; 2009)

2.2.2 Organizar

Consiste em desenvolver métodos apropriados de melhor dispor recursos, não só matérias como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Sendo assim, a função administrativa de organizar está relacionada ao ato de planejar Nas palavras de (MONTANA E CHARNOV; 2000)

2.2.3 Dirigir

Para que as funções administrativas de planejar,controlar e organizar se efetuem,são necessárias que a outra função lhes dê o suporte para a sua realização. Assim surge o papel da direção como função que guia as atividades dos membros da organização nos rumos adequados para o alcance dos objetivos organizacionais e pessoais de seus membros. (CHIAVENATO; 2004)

2.2.4 Controlar

Segundo (FAYOL; 1996) perceberam que o conceito de controle estivesse sendo utilizado há muito tempo atrás, foi somente no inicio do século xx que ele passa a ser definido e conhecido, pois influenciou de maneira relevante, tanto o estudo quanto a prática de gestão de todas as empresas em todo o mundo por mais de 50 anos. É um processo de monitoramento das atividades para obter a certeza que estão sendo realizadas com planejamento e para poder corrigir qualquer desvio errado dentro dela.

2.3 Ambiente das organizações

Ambientes de negócio, em que sempre temos mudanças no comportamento e preferências de seus consumidores, as tendências do mercado internacional, as constantes inovações tecnológicas, novidades no que se refere em legislação, e também no plano político e etc.

As organizações podem influenciar em vários ambientes...

Ambiente externo: são que ficam fora das empresas, ou também podem interagir com o mundo todo. O processo de busca de informações a respeito do ambiente organizacional externo tem sido estudado por numerosos pesquisadores, que, por sua vez, utilizam perspectivas e definições diversas a respeito do fenômeno.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com