TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Centralidade Da água Na Disputa Global

Monografias: A Centralidade Da água Na Disputa Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Duas visões contrapostas estão no foco da disputa global pela água. Comente-as.

Baseada na mercantilizarão da água, a primeira, pretende transformar em uma commodity, sujeita a uma política de preços cada vez mais dominada pelo processo financeiro e o chamado mercado de futuro. Esta visão encontra no Conselho Mundial da Água, composto por representantes das principais empresas privadas de água que dominam 75% do mercado mundial, seu espaço de articulação mais dinâmico. O Segundo Fórum Mundial da Água, realizado em 2000 declarou, no documento final da reunião, que a água não é mais um direito inalienável, mas uma necessidade humana. Esta declaração pretende justificar, do ponto de vista ético, o processo em curso de desregulamentação e privatização deste recurso natural, a nossa água.

2 - Qual tem sido o posicionamento dos governos latino-americanos?

Como previsto, os governos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e o Reino Unido se opuseram a esta resolução, fazendo que perdesse peso político e viabilidade prática. Estes quatro países, e suas forças políticas mais conservadoras, aparecem como o grande obstáculo. O perigo para os operadores da água é grande, certamente, um reconhecimento da água e do saneamento como direito humano limitaria os direitos das grandes corporações sobre os recursos hídricos, direitos consagrados pelos acordos multilaterais de comércio e investimento.

3 - O que coloca a água como elemento fundamental na geopolítica mundial

A disputa pela apropriação e o controle da água no planeta adquire dimensões que extrapolam unicamente os interesses mercantilistas das empresas que querem explorar, colocando-se como um elemento fundamental na geopolítica mundial. Claro que o planeta necessita urgentemente de uma política global para reverter a tendência da desordem ecológica que, ao mesmo tempo em que acelera a dinâmica de desertificação em algumas regiões, incrementa os fenômenos de inundação produto de chuvas torrenciais em outras.

4 – A autora destaca alguns requisitos básicos para qualquer política de sustentabilidade e gestão dos recursos hídricos. Quais são?

Reconhecimento da água e do saneamento como direito humano. “A água constitui um direito fundamentalíssimo para a vida, no marco da soberania do povo”, estabelece também que “o Estado promoverá o uso e aceso à água sobre a base de princípios de solidariedade, complementaridade, reciprocidade, equidade, diversidade e sustentabilidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com