TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chuva Ácida

Por:   •  21/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

Desde o início da primeira revolução industrial até os dias de hoje, a poluição atmosférica vem aumentando cada vez mais, principalmente com o aumento crescente de automóveis em circulação e o desenvolvimento dos grandes centros urbanos. Poluição atmosférica pode ser definida como a presença de substâncias no ar que podem colocar em risco a qualidade de vida dos seres vivos. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e derivados de petróleo, nas indústrias e nos automóveis é um dos principais contribuintes para a poluição atmosférica, pois emite vários gases poluentes, como o SO2 e o NO2, que são dois dos principais poluentes que causam a chuva ácida.    

O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez em 1852 pelo cientista britânico Robert Angus Smith enquanto ele estava investigando a água da chuva próxima a cidades industriais no Reino Unido. A chuva ácida se tornou tema do livro de Robert: Air and Rain: The Beginnings of a Chemical Climatology (1872).  

A chuva ácida é um fenômeno causado pelo alto nível desses poluentes no ar atmosférico. Esses poluentes reagem com a água da chuva formando ácidos. No caso dos exemplos acima as reações são dadas pelas equações: SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq) (ácido sulfuroso) e 2 NO2(g) + H2O(l) → HNO2(aq) + HNO3(aq) (ácido nítrico). Toda chuva é acida devido a presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, pois ele entra em contato com a água formando ácido carbônico como se pode observar na equação CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq) (ácido carbônico), fazendo com que o pH comum da chuva seja de 5,6, portanto, é chamada de chuva ácida aquela que atingir um pH abaixo de 5,6.

A chuva ácida é um problema ambiental bem sério, pois ela é muito prejudicial ao solo, ela enfraquece árvores retirando nutrientes do solo, como o magnésio e o cálcio.

Algumas espécies de animais e plantas são resistentes a quantidades moderadas de ácido, porém, outras irão morrer se o pH abaixar. Os ovos de algumas espécies de peixes, por exemplo, não podem eclodir numa água com o pH menor do que 5. Outras espécies podem até sobreviver com um pH menor, porém, as plantas e os animais de que eles se alimentam podem não sobreviver a um pH muito baixo.

A chuva ácida também é prejudicial para objetos expostos a ela pois ela contribui com a corrosão de superfícies expostas a poluentes. Muitos carros ganham manchas devido essa exposição. Estátuas e monumentos de mármore ou de metal, por exemplo, são muito deteriorados e perdem grande parte de seus detalhes graças a ação da chuva ácida.

Ser atingido pela chuva ácida, não é prejudicial para os humanos, porém se os poluentes que causam a chuva ácida estiverem no ar, eles podem ser muito prejudiciais à saúde humana, aumentando o risco de doenças cardíacas e aumentando a dificuldade de respirar para asmáticos.                

Referências:

https://www.epa.gov/acidrain/effects-acid-rain 

https://www.britannica.com/science/acid-rain 

https://www.manualdaquimica.com/quimica-ambiental/chuva-acida.htm 

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-chuva-acida.htm 

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/poluicao-ar.htm 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com