TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Da Flexibilidade

Monografias: A Ciência Da Flexibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: A ciência da flexibilidade

Michael J. Alter

Visão histórica:

Desde a antiguidade, o alongamento e o desenvolvimento da flexibilidade tem sido utilizados para atingir vários objetivos. A origem da flexibilidade como um método de treinamento é desconhecida (Egan,1984).Contudo, imagina-se que os gregos utilizavam a flexibilidade em diversas atividades.

Definindo a flexibilidade:

Amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações (Corbin ET. AL., 1978; de Vries, 1986; Hebbelinck, 1988; Hubley-Kozey, 1991; Liemohn,1988; Stone & krol 1986).Para outros autores a flexibilidade também implica liberdade de movimento(Goldthwait, 1941; Matheny, 1952), a capacidade de uma articulação para mover-se com fluidez em sua potencia amplitude de movimento(Heyward,1984).

As diferenças entre flexibilidade, hipermobilidade e lassidão articular:

Flexibilidade, hipermobilidade e lassidão articular não são termos sinônimos.

Flexibilidade refere-se ao grau de movimento normal ; Lassidão refere-se ao grau de movimento anormal de uma articulação, podendo ser o resultado de uma lesão crônica; e hipermobilidade refere-se a amplitude de movimento em excesso do movimento normal aceito na maioria das articulações.

A natureza da flexibilidade:

Goniometria é a amplitude de movimento de uma articulação. A amplitude de movimento pode ser medida de duas maneiras: primeira, pode ser quantificada em unidade lineares (ex. polegadas ou centímetros), segunda, pode ser avaliada em unidades angulares (grau de um arco). A flexibilidade não existe como uma característica geral, mas é especifica de uma articulação particular e ação articular (S.Bryant,1984). Por exemplo, uma amplitude de movimento adequada no quadril não assegura uma amplitude de movimento adequada no ombro. Resumindo: a medida de uma ou varias articulações no corpo não pode ser usada, efetivamente, para prognosticar a amplitude de movimento de outras partes do corpo (Holland, 1968). Essas diferenças refletem a variação genética, os padrões de atividades pessoais e os esforços mecânicos especializados que o individuo tem submetido ao seu tecido conjuntivo (holland e Davis, 1975).

Há três tipos de flexibilidade: a flexibilidade estática, que se refere a AM (amplitude de movimento) em torno de uma articulação sem nenhuma ênfase na velocidade (Fleichman, 1964), um exemplo é curvar-se lentamente para tocar o solo.A flexibilidade balística esta geralmente associada com balançar, pular e movimentar-se ritmicamente. Flexibilidade dinâmica, que refere-se a habilidade para usar a amplitude de movimento articular na realização de uma atividade física em uma velocidade normal ou rápida (Cobin e Noble, 1980).

Programa de treinamento de flexibilidade:

Para obter máximos benefícios de um programa de treinamento para aumentar a AM, você deve conhecer e entender o que pode e o que não pode ser alcançado usando-o adequadamente. Um programa de treinamento de flexibilidade é definido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com