TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilidade

Resenha: Flexibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  Resenha  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Uma pesquisa da ZZA Responsive User Environments, realizada a pedido da Regus, fornecedora de TI, acaba com o mito de que o trabalho flexível, ou remoto, significa necessariamente trabalhar de casa. O relatório, que combina dados de uma pesquisa feita com 17 mil grandes empresas, concluí que para 52% dos profissionais, centros empresariais, clubes, bibliotecas e áreas informais, como lanchonetes e cafeterias, por exemplo, são locais cada vez mais escolhidos para trabalhar remotamente.

Dos entrevistados ouvidos, 72% passam três dias ou mais por semana no seu centro empresarial favorito ou outro "terceiro lugar", como definiu a pesquisa os locais alternativos.

A maioria dos entrevistados não quer trabalhar em casa e essa é a opção de profissionais de diferentes faixas etárias, aponta o estudo. Um local próximo e conveniente foi citado por 73% dos entrevistados como o maior benefício de se trabalhar em um "terceiro lugar".

De acordo com o levantamento, esses lugares alternativos possibilitam maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, menos estresse e maior produtividade do funcionário. E para as empresas, diminuição dos custos com a manutenção dos espaços de trabalho. “Trata-se ainda de uma tendência que torna o trabalho produtivo e estimulante”, afirma Mark Dixon, CEO da Regus.A gestão empresarial está diretamente associada à cultura do país. O Brasil tem uma cultura conservadora no que diz respeito à gestão de pessoas, normalmente baseada em princípios autoritários, com o poder centralizado no fundador da empresa ou nos gestores. “Esse poder é exercido de modo direto, ou seja, por meio de um princípio que eu costumo chamar de ‘comando-controle’. O gestor manda fazer e cuida para que seja feito do modo como ele determinou, deixando pouco ou nenhum espaço para a criatividade das pessoas. Por essa razão, a mudança no modelo de gestão conservadora vai passar, também, por uma mudança cultural mais ampla, que está vindo paulatinamente em função da globalização da economia”, explica Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria.

Fonte: Flexibilidade no trabalho: Por que aderir? | Portal Carreira & Sucesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com