TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação Empresarial

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 6

Ambev

Comunicação Empresarial.

A Comunicação Empresarial é uma ferramenta estratégica que promove sinergia para alcançar os resultados desejados e para o bom andamento de uma instituição, mais para isso deve prevalecer a qualidade das informações, pois quando isso falha gera grandes danos.

Um grande exemplo a ser citado é a Guerra, pois começa pela comunicação ou falta dela, e termina em um acordo entre ambas as partes também da comunicação!

É um exemplo simples, mais que nos leva a ter uma visão clara de que toda atividade depende da comunicação.

A Comunicação Empresarial é utilizada pelas empresas para o aumento de credibilidade perante seus clientes, funcionários, sócios, fornecedores e imprensa. Hoje é vista como uma necessidade nas organizações, ela assume um papel muito importante dentro das empresas, sendo responsável por criar cultura e fortalecer a identidade. É de suma importância que o administrador direcione a organização as pessoas e clientes, para incrementar a comunicação entre eles. Ela pode ser aplicada de várias formas, através de informativos eletrônicos, impressos, palestras e reuniões.

Temos diversas formas de nos comunicar:

Oral, escrita, musical, científica entre outras, e todas se aplicam a Comunicação Empresarial.

Analisamos uma grande empresa brasileira do ramo cervejeiro Ambev que tem como sonho a seguinte frase “Ser a Melhor Empresa de Bebidas, Unindo Pessoas por um Mundo Melhor”, para realizar este sonho a comunicação interna e externa tem que estar alinhada, assim a empresa terá uma comunicação positiva e consumidores satisfeitos.

A Ambev valoriza a comunicação como fator importante para o cumprimento da missão da organização, a marca tenta se comunicar da forma mais direta possível. É uma estratégia para aproximar o consumidor do produto e gerar identificação em qualquer lugar do planeta. Sempre deixar muito bem explicado na comunicação o que quer que o consumidor entenda.

A comunicação como os outros processos com que a empresa está sempre ligada (Marketing, finanças, produção, vendas, etc.) se dão todos em uma matriz comum. A informação e os diversos processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias da Ambev e é por meio desses instrumentos que a empresa desenvolve funções, tomam decisões e estabelecem atitudes perante seus clientes, fornecedores e parceiros.

O objetivo é apresentar estratégias para que se alcancem os seguintes resultados:

Possibilitar aos colaboradores de uma empresa o conhecimento das transformações ocorridas no ambiente de trabalho.

Tornar determinante a presença dos colaboradores da organização no andamento dos negócios.

Facilitar a comunicação empresarial, deixando-a clara e objetiva para o público interno.

“O MAIOR PROBLEMA

COM A COMUNICAÇÃO

É A ILUSÃO DE QUE ELA

FOI ALCANÇADA. ”

GEORGE BERNARD SHAW

Comunicação Interna.

A comunicação interna é um dos recursos mais importantes, para alcançar o sucesso entre ou dentro da organização.

A comunicação de uma empresa é dividida em duas partes: Comunicação interna e Comunicação externa, cada qual com uma estratégia diferente para que a empresa consiga informar tanto o público interno quanto ao externo.

Comunicação interna e a estratégia que a empresa utiliza com seus funcionários e colaboradores. Uma comunicação direta e transparente garante que os funcionários tenham conhecimento da situação financeira da empresa, objetivos, novos projetos, mudança de pessoal, planos de carreira, problemas internos e externos entre outras informações, cientes da realidade do negócio em todos os sentidos, permite que os funcionários sejam cobrados em relação as expectativas e desempenho.

É de extrema importância investir no relacionamento com o público externo para que a empresa ganhe visibilidade, admiração e confiança de clientes, fornecedores e da sociedade. Porém, toda boa relação com o mercado externo começa com uma ótima comunicação interna. Muitos problemas podem ser gerados pela má comunicação, e essa falha pode trazer conflitos, perdas, retrabalho e consequentemente custos.

A comunicação como os outros processos com que a empresa está sempre ligada, (marketing, finanças, produção, vendas, etc.) se dão todos em uma matriz comum. A informação e os diversos processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias da Ambev e é por meio desses instrumentos que a empresa desenvolve funções, tomam decisões e estabelecem atitudes perante seus clientes, fornecedores e parceiros.

Na Ambev foi criado o Employee Resource Group, um grupo de colaboradores que juntos, discutem melhorias para garantir a diversidade e a igualdade no ambiente de trabalho. Procurando estabelecer um canal de interação cada vez maior entre empresa e colaborador.

Comunicação Externa

Comunicação externa é de suma importância em uma empresa, essa área requer muita responsabilidade uma vez que, a Comunicação Empresarial Externa passa informações aos clientes, imprensa, concorrentes e fornecedores. É a imagem da empresa em questão, uma informação negativa compromete a credibilidade da empresa. A imagem da empresa é muito importante para sua sobrevivência, por este motivo as empresas dão ênfase às áreas de Comunicação Empresarial, Relações Públicas e RH.

A Ambev tenta se comunicar da maneira mais direta possível.

  • Internet e Redes Sociais

A Ambev sempre pensa em integrar o digital com o físico para alavancar as vendas. A Ambev está muito presente no Youtube, vendo o crescimento de canais e youtubers a empresa além de fazer vídeos, faz parcerias com grandes influenciadores. Através da comunicação é possível verificar as percepções do público sobre o produto e determinar o retorno que foi adquirido.

A Ambev tem elaborado programas de canais de comunicação modernos e ágeis para o público interessado nas notícias da empresa. Trata-se de um portal que traz informações sobre as áreas de consumo responsável, meio ambiente, responsabilidade social e economia. Garantindo transparência e agilidade no seu relacionamento com clientes, consumidores, funcionários, fornecedores, investidores e com a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com