TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conduta Assertiva

Por:   •  8/11/2018  •  Seminário  •  3.087 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ

Ângela Gonçalves; Bruno Bragança Damaso; Elisa Lopes; Fernanda da Silva Assis; Jean César de Vilas Bôas Gomes; Lênyn Silva Souza; Luthieska Ap Santos Garcia

Sífilis

POUSO ALEGRE, MG

2018

Conceito

A Sífilis, é uma da doença sexualmente transmissível, mais conhecida como uma DST.

A princípio, a sífilis se caracteriza por ser uma doença silenciosa, podendo ficar adormecida e só se manifestar no paciente, anos depois da contaminação. Sendo dividida em estágios, à mesma apresenta uma característica sintomática predominante em cada, normalmente apresentando sintomas de pele.

No Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no período do ano de 2015/2016, o número de casos de registrados de sífilis aumentou cerca de 28%. Casos esses que poderiam ter sido evitados com o simples uso de preservativo, a camisinha.

O agente etiológico responsável por essa doença é uma bactéria denominada Treponema pallidum, que foi descoberta por Fritz R. Schaudinn em 1905, juntamente com Paul Erich Hoffmann que após a morte de Schaudinn deu continuidade aos trabalhos. Bactéria anteriormente denominada como Spirochaeta pallida. Esta bactéria é uma espécie de gram-negativa, do grupo das espiroquetas, que não pode ser cultivada in vitro por ser sensível a variações ambientais.

Fases da Sífilis

A Sífilis pode ser transmitida em seus primeiros dois estágios que são o primário e terciário.

Fases das Sífilis:

  • Em sua fase primária a sífilis se manifesta com a aparição de uma ferida nos órgãos sexuais, chamada de cancro, que geralmente é duro, arredondado, pequeno e sem dor e aparecem em locais como pênis, vagina, anus, vulva e outras partes do corpo. A ferida desaparece sem deixar cicatriz, mas se a infecção não for tratada ela evolui para o segundo estágio.

  • Na fase secundária a bactéria se dissemina pelo organismo, pode começar quando o cancro está sarando ou algum tempo após ele sarar. Ela começa com uma erupção de pele e possuem sintomas como: erupções cutâneas com pontos avermelhados tanto nas palmas das mãos quanto nas solas dos pés; feridas na garganta, boca ou cérvix; glândulas inchadas; garganta dolorida; perda de cabelo; dor de cabeça; dores musculares; perda de peso; cansaço.

Sua transmissão é através do contato com feridas abertas ou durante relação sexual. Os sintomas podem desaparecer sem tratamento dando a sensação de falsa cura, sem o devido tratamento pode evoluir silenciosamente.

  • A fase latente da sífilis começa quando os sintomas dos estágios primário e secundário desaparecem porem a infecção ainda está presente e se espalha pelo corpo e órgãos embora não ocorram sinais dela, podendo algumas vezes os sintomas da sífilis secundária retornarem. Se isso acontecer, a sífilis pode ser transmitida para outras pessoas até que os sintomas sumam e sem tratamento a doença pode evoluir a fase terciária.
  • Na fase terciaria, a infecção já causou danos severos no corpo, comprometendo vários sistemas e órgãos como o cérebro e o coração. É mais comum em pessoas que não conseguiram combater a doença em suas primeiras fases e não se trataram da forma devida.

. No terceiro estágio, a sífilis é caracterizada por: lesões maiores na pele, boca e nariz; problemas em órgãos internos: coração, nervos, ossos, músculos, fígado e vasos sanguíneos; dor de cabeça constante; náuseas e vômitos frequentes; rigidez do pescoço, com dificuldade para movimentar a cabeça; convulsões; perda auditiva; vertigem, insônia e AVC; reflexos exagerados e pupilas dilatadas; delírios, alucinações, diminuição da memória recente, da capacidade de orientação, de realizar cálculos matemáticos simples e de falar quando há paresia geral.

Esses sintomas costumam surgir depois de 10 a 30 anos da infecção, e também, a doença pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação podendo causar complicações nesse período ou até mesmo para a criança.

Sintomas

O primeiro sintoma da sífilis é uma ferida que não sangra e não dói, que surge após o contato direto com a ferida de sífilis de outra pessoa. Esta ferida pode demorar de 3 a 12 semanas para aparecer e quando é friccionada libera um líquido transparente.

A sífilis pode se manifestar de 4 formas diferentes: primária, secundária, terciária e na forma congênita que ocorre quando uma mulher grávida tem sífilis e não realiza o tratamento, passando a doença para o bebê.

  1. Sífilis primária

A sífilis primária é o estágio inicial da doença, que surge cerca de 3 semanas após o contágio. Essa fase é caracterizada pelo aparecimento do cancro duro, pequenas lesões avermelhadas nos órgãos genitais que acabam desaparecendo após 4 ou 5 semanas, sem deixar cicatrizes.

Nos homens, essas feridas geralmente aparecem em volta do prepúcio, enquanto nas mulheres elas surgem nos pequenos lábios e na parede vaginal. Também é comum o aparecimento dessa ferida no ânus, na boca, na língua, nas mamas e nos dedos das mãos. Neste período, também podem surgir ínguas na virilha ou próximo à região afetada.

  1. Sífilis secundária

Após o desaparecimento das lesões do cancro duro, que é um período de inatividade pode durar de seis a oito semanas, a doença entrará novamente em atividade. Desta vez, o comprometimento ocorrerá na pele e nos órgãos internos, já a bactéria se espalhou pelo corpo.

As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços acastanhados que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele. Outros sintomas que podem surgir são: manchas vermelhas na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés; descamação da pele; ínguas em todo o corpo, mas principalmente na região genital; dor de cabeça; dor muscular; dor de garganta; mal estar; febre leve, geralmente abaixo de 38ºC; falta de apetite; perda de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (346.5 Kb)   docx (135.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com