TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade publica

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.081 Palavras (17 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

   

                                                                         

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

CONTABILIDADE AMBIENTAL

 

Jacareí – SP

2015


FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ

   

                                                                         

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Elisandra Pedro da Silva

CONTABILIDADE AMBIENTAL

 

Relatório do Estágio Supervisionado II apresentado à Faculdade Anhanguera de Jacareí, como parte dos requisitos para conclusão do curso de Bacharel em Ciências Contábeis.  

Orientador: Prof. Haley Lopez dos Santos

Jacareí – SP

2015

[pic 1]

RESUMO

RESUMO

O século XXI está diante de uma forma de gestão que se intensifica cada vez mais: a Contabilidade Ambiental. Diante desse fato, os investidores ocupam espaços com a comunidade, com a classe trabalhadora operacional e seus fornecedores, sendo assim, esse grupo que representa as partes interessadas dentro de uma organização, pela qual devem estar de acordo com as práticas governamentais  executadas pela empresa, ou seja, uma visão de empresa do futuro, onde terá de gerar valor. Com isso, há uma grande cobrança pela qualidade nas relações com o ambiente interno e externo. Chegar ao topo ou não será um fator fundamental para o sucesso organizacional. Tal cobrança é se deve ao poder que as corporações vêm conquistando nos últimos anos. As empresas têm um papel determinante para a preservação ambiental e na qualidade de vida de seus associados. Organizações socialmente responsáveis agregam valor para quem está ao seu redor, dessa forma, geram resultados positivos para si mesma. A responsabilidade social não é mais uma questão de opção para as empresas, e sim uma questão de visão estratégica, onde se tornam fundamental para sua sobrevivência no mercado. As questões ambientais vêm aumentando sua importância para o mundo dos negócios em termos de responsabilidade social, do consumidor. Em resumo, o envolvimento da Contabilidade Ambiental é de suma importância, pois vai despertar o interesse para as questões ambientais, dando suporte para a empresa implementar a questão da sustentabilidade, não somente para aparecer na legislação, e sim por uma consciência ecológica.

Palavras-chave: Contabilidade Ambiental, Sustentabilidade, Organizações.

SUMÁRIO

CAPÍTULO I        6

INTRODUÇÃO        6

1.1 OBJETIVOS        7

1.1.1 Objetivos Gerais        6

         1.1.1 Objetivos Específicos        7

1.2 JUSTIFICATIVA        7

1.3 METODOLOGIA        8

1.4  DENTIFICAÇÃO DA EMPRESA        8

1.4.1 A Empresa        9

1.5 CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO        12

CAPÍTULO II        13

2 REVISÃO DA LITERATURA        13

2.1 CONTABILIDADE AMBIENTAL        13

2.2 QUESTÕES AMBIENTAIS DENTRO DE UMA ENTIDADE        14

2.3 IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENAL        14

CAPÍTULO III        16

3 ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL (MERCADO)        16

CAPÍTULO IV        17

4 RELATÓRIO DESCRITIVO        17

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

CAPÍTULO I

                                       INTRODUÇÃO

As organizações, atualmente, revolucionaram e causaram influencias diretamente a sociedade com meio ambiente, através de recursos financeiros, tecnológicos e econômicos. Dessa forma, sua colaboração foi essencial para o aperfeiçoamento destas áreas, com transparência, voltada para ser justa com a sociedade, tanto ambiental como para a comunidade a sua volta. Os gestores devem se atentar ao fato de compreender e participar das mudanças estruturais na relação de forças nas áreas ambiental, econômica e social (CALLENBACH, E., 1993).

A administração Pública tem vindo, cada vez mais, dar incentivos às empresas através de seus stakeholders, visando seus impactos ambientais e sociais, dessa forma, desenvolvendo habilidades a introdução de métodos para minimizar seus custos associados, e a demonstração em seus relatórios contábeis, para uma sustentabilidade ambiental maior.

Entretanto, teve evolução fantástica, principalmente no ramo de gestão e relatório ambiental e refletiu para à conscientização a respeito da responsabilidade social, ou seja entendendo os grandes desafios da sustentabilidade.

A organização tem por objetivo adquirir a admiração e prestígio tanto pela sociedade, como também por parte de seus funcionários, pelas parcerias de negócios e pelos investidores. Para que isso seja possível, é necessário ter disposição a enfrentar os obstáculos de uma companhia, que podem ocorrer naturalmente. De acordo com Vassallo (2000), é o desafio operacional, ainda em sua visão, uma empresa responsável pensa nas consequências que cada uma de suas ações pode causar ao meio ambiente, a seus empregados, à comunidade, ao consumidor, aos fornecedores e a seus acionistas. Um exemplo que podemos citar é uma ajuda que determinada empresa pode contribuir para ações comunitárias, mas em contrapartida, não se preocupar com os possíveis danos que o projeto poderia ocasionar, como a poluir rios próximos de suas fábricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (298.4 Kb)   docx (338.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com