TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contação de História

Por:   •  30/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO DA RESIDÊNCIA

AULA 1 DATA: 08/05/2023

CONTEÚDO: Contação de história/poema “A CASA E SEU DONO”, sistematização de sílabas.

OBJETO DE CONHECIMENTO: A importância da contação de história/poema para o desenvolvimento da criatividade, da leitura e da escrita;

Reconhece com facilidade as sílabas, identificar e formar novas palavras a partir das silabas, e desenvolver a leitura.

HABILIDADES:

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

METODOLOGIA: Iniciar a aula fazendo a oração do “ANJINHO DA GUARDA”, em seguida fazer a leitura no painel do alfabeto, das vogais, depois dos números, e de algumas sílabas que eles estão aprendendo, verificar quais alunos serão o ajudante do dia para ajudar na entrega das atividades e depois realizar a chamada.

Em seguida contar o poema na lata da “CASA E SEU DONO” de Elias José, após a história realizar as atividades com os alunos.

ATIVIDADE 1: pergunta individualmente para cada aluno mostrando a casinha quem mora nela fazendo uma interpretação de texto oral em seguida entrega para os alunos uma folha onde tem o poema para colarem no caderno e depois fazerem leitura. Logo após fazer um ditado com os alunos com as palavras do poema, para ser escrito no quadro cada aluno ira escrever no quadro uma palavra com auxilio da professora

ATIVIDADE 2: em seguida entregar aos alunos uma folha com o jogo da memória do poema onde tem palavras escritas e desenhos dos personagens. Ex: escrita ELEFANTE e a imagem do elefante. Os alunos irão colar a folha do jogo da memória num cartoplex, recortar e depois poder brincar com o jogo.

ATIVIDADE 3: entregar outra folha para os alunos onde eles irão completar a escrita do que está faltando na imagem com ajuda do poema e auxilio da professora, logo após será entregue outra folha para os alunos onde tem os personagens do poema em suas casas para ser colocado o nome dos animais.

RECURSOS:

Folhas de papel sulfite;

Lápis de escrever e de cor;

Cartoplex;

Gis;

Quadro;

Atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com