TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição Do Jogos Na Construção Do Conhecimento Da Criança Pequena

Dissertações: A Contribuição Do Jogos Na Construção Do Conhecimento Da Criança Pequena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

I - INTRODUÇÃO

Pode-se afirmar que a escola é um ambiente, ou lugar de tomadas de decisões. Decisões que muitas vezes são levadas para o resto de uma vida.

São das relações humanas e suas decisões que surgem o êxito ou fracasso escolar, as dificuldades e as barreiras a serem vencidas durante todo o processo de ensino. Dessa forma abordaremos o assunto relacionado aprendizagem através do lúdico, sedo este uma das ferramentas psicopedagógicas.

Este artigo estará pautado no contexto histórico do lúdico; nas relações entre o jogo e a aprendizagem, bem como a interação entre as teorias lúdicas e as contribuições do mesmo na construção do conhecimento.

Acredita-se que os educadores estão cientes da importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras, mas, muitas vezes, têm dificuldade em desenvolver uma metodologia lúdica no contexto escolar. Dentre as dificuldades eles apontam à falta de uma formação adequada, as atitudes das crianças frente aos jogos, dizendo que, em geral, elas têm a necessidade de ganhar no jogo a qualquer custo e, com isso, vão infringindo as regras estabelecidas, não aceitando intervenção. Também se ouvi de alguns educadores que muitas crianças têm atitudes agressivas na hora do jogo. Por estas razoes preferem não arriscar e deixam que as atividades lúdicas sejam realizadas apenas na hora do recreio.

Tendo como principio que as brincadeiras infantis não são inatas, e, portanto, precisam ser ensinadas, principalmente a essas crianças que tem dificuldade de obedecer a regras, respeitar limites, que são agressivas, pois muitas vezes esses são os fatores que os impendem de construir os próprios conhecimentos sejam eles atitudinais ou conceituais.

Propomos aqui um estudo reflexivo onde o lúdico é uma das principais ferramentas das intervenções psicopedagógicas e que é imprescindível que o educador seja persistente e busque uma metodologia lúdica consistente para proporcionar a criança às vivencias significativas que irão acompanhá-las pela vida a fora.

Temos então por objetivo principal oferecer um estudo bibliográfico, para que os educadores que se valerem dessa leitura possam encontrar novos caminhos, sendo mais criativos, resgatando assim o seu próprio potencial e, a partir daí, analisar diferentes contextos e criar situações que desencadeiem estratégias lúdicas na dinamização dos trabalhos com as crianças. Como também o de conhecer o processo histórico do lúdico, verificar as relações ente o jogo e a aprendizagem e de sistematizar as teorias lúdicas relacionando-as no contexto escolar.

II - CONSTRUINDO A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO JOGO

Os jogos, brinquedos e brincadeiras ganham força na educação, com o aprofundamento de estudos na área de educação infantil, entendido como recurso que ensina, desenvolve e educa de forma prazerosa, materializando-se no quebra-cabeça, destinando a ensinar formas e cores, nos brinquedos de tabuleiros que exigem a compreensão do número e das operações matemáticas, nos brinquedos de encaixe, que trabalham noções de seqüência, de tamanho e de forma, nos múltiplos brinquedos e brinquedos e brincadeiras cuja concepção exigiu um olhar para o desenvolvimento infantil e a materialização da função psicopedagógica.

Compreender que o desenvolvimento não é unilateral, mas que recebe influencias de outros fatores internos e externos é ser consciente que é preciso buscar elementos que possam assegurar a construção do conhecimento de forma prazerosa e possam oferecer um número maior de alternativas para a aquisição e produção do saber.

O uso do brinquedo e jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para relevância desse instrumento para situações de ensino aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Ao viabilizar a ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e as trocas nas interações, o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Quando as situações lúdicas são provocadas com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem, surgem as dimensões educativas. Desde que mantidas as condições para expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para brincar, o educador está oportunizando as situações de aprendizagem.

Toda ação pedagógica necessita ser intencional, pois viabiliza dimensionar o caminho a ser percorrido pela criança ao executar uma atividade seja ela lúdica ou não.

Apropria-se do jogo na educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com