TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PEQUENA EMPRESA,

Monografias: A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PEQUENA EMPRESA,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  5.794 Palavras (24 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E SAÚDE CORPORATIVA

A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA PEQUENA EMPRESA,

UMA REALIDADE ATUAL: Estudo de caso numa pequena empresa

Nilzete de Almeida Coutinho

RESUMO

O presente estudo visa discutir o efeito do conhecimento e da informação na atualidade, refletindo sobre a aplicação da gestão do conhecimento e seus frutos na sociedade e em especial nas Pequenas Empresas, demonstrando a sua valiosa contribuição na sobrevivência e crescimento destas na atual economia num mercado de acirrada competitividade. Para elaboração desse estudo foram elaboradas pesquisas junto a uma pequena empresa prestadora de serviços na cidade de Salvador-Bahia, onde foram observadas as práticas administrativas e profissionais, das ações que permeiam a Gestão do Conhecimento. Concluindo que cada vez mais, as empresas, mesmo pequenas, valorizam e validam o saber e o capital Intelectual para a satisfação de seus objetivos, dentro e fora da empresa. Este tema de grande relevância para a área acadêmica e empresarial surge como um marco inicial para que estudos posteriores mais profundos incentivem a continuação de novas pesquisas, e incitem e popularizem a utilização da Gestão do Conhecimento como uma ferramenta a mais no sucesso empresarial das pequenas empresas, foco principal dessa pesquisa.

PALAVRAS CHAVES: Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Pequena Empresa, Globalização, Inovação.

INTRODUÇÃO

A globalização encurtou a distância entre as fontes de produção e alargou o potencial mercadológico entre as nações. Em virtude disso, novas ferramentas administrativas foram concebidas para aprimorar o fluxo produtivo com o viés do lançamento de novos produtos a preços cada vez mais competitivos o que torna o conhecimento de suma importância nessa nova era. Em milésimos de segundos o homem é inundado de vertiginosas informações originadas de diversas fontes, tornando-se indispensável não apenas ter noção dos fatos, mas estar preparado, dominando essas informações e transformando-as em saberes como meio fundamental de sobrevivência.

Certamente que tais mudanças não passam despercebidas no mundo dos negócios e as empresas constatam que seu sucesso não está somente ligado apenas no capital, no manuseio das máquinas, mas que está diretamente relacionado ao potencial do seu pessoal, ao Capital Intelectual que ele dispõe em sua organização. Daí procura investir, incentivar, auxiliar, proporcionar a seus colaboradores meios de serem eternos aprendizes, desejosos em receber e dar o melhor de si para o crescimento da empresa, vendo nesta, a oportunidade de crescimento, desenvolvimento social e profissional.

Nesse contexto, surge o desejo em avaliar qual a importância da Gestão do Conhecimento para a Pequena Empresa e em especial a aqui descrita como modelo de pesquisa a seguir apreciado.

Trata-se de uma empresa de pequeno porte, localizada na cidade de Salvador-Bahia, sediada no bairro de Brotas. Neste local, houve a observação e a realização de entrevistas com um gestor e foi passado um questionário para os vinte e cinco funcionários. Para a preservação da identidade da empresa e dos participantes da pesquisa estará sendo utilizado o nome fictício de “Lírio”.

O objetivo geral foi delimitado para compreender a implantação e atuação do processo da Gestão do Conhecimento na Empresa “Lírio”, tendo como objetivo específico observar as relações profissionais entre os integrantes da organização e identificar a prática profissional dentro desse processo.

1- O Conhecimento e a Gestão do Conhecimento na vida humana.

Desde os primórdios dos tempos o homem está diretamente ligado ao conhecimento. Através de estudos históricos, sociológicos e antropológicos é possível saber sobre sua grande evolução: Antes, nômades, habitantes de cavernas, hoje proprietário de terras, cada vez mais dominante, controlador e transformador do mundo. Antes assustado com o fogo, hoje dono e gerenciador de novas e sublimes tecnologias. Antes comunicava e compartilhava suas experiências, suas idéias nas paredes das cavernas, hoje ser supremo das redes sociais que com um clique é capaz de opinar, interagir, participar e modificar em toda a parte do mundo.

Castells (2002, p. 22) afirma que:

(...) um novo sistema de comunicação que fala cada vez mais

uma língua universal digital tanto está promovendo a

integração global da produção e distribuição de palavras,

sons e imagens de nossa cultura, como os personalizando ao

gosto das identidades e humores dos indivíduos. As redes

interativas de computadores estão crescendo

exponencialmente, criando novas formas e canais de

comunicação, moldando a vida e, ao mesmo tempo, sendo

moldadas por ela.

Essas alterações que compõem o homem vão muito além dos seus costumes e hábitos, pois passamos a viver numa sociedade em constante conversão de cunho político, econômico, social que cada vez mais exige que o sujeito adquira novos e constantes conhecimentos, pois a cada minuto, a cada segundo, surgem novas informações e conhecimentos versáteis, que nascem através dos diversos meios de comunicações: jornais, TVs, internet, rádios, quebrando antigas barreiras e paradigmas. A vista disso, o saber está cada vez mais sendo disseminado e o conhecimento encontra-se cada vez mais à disposição do homem.

Todo esse processo envolve a sociedade em todos os aspectos e faz com que o mercado de trabalho seja mais exigente e busque profissionais que não sejam passivos, mas compreendam seu papel e busquem ser abertos às novidades, se especializando, na área profissional escolhida. Souza (2009, p.2) revela que “nesse ambiente de transformações intensas, quem não estiver acompanhando as mudanças, reciclando-se, aumentando seu cabedal de conhecimentos e ampliando suas habilidades profissionais estará formando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com