TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cura Da Ler

Dissertações: A Cura Da Ler. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

A cura

O médico já olhava para mim com cara de pena, não sabendo mais o que fazer. Até que ele deu a última cartada: na sala ao lado, uma médica realizava sessões de terapia de mão — não me pergunte por que ele não havia indicado isso antes. Lá fui eu, desacreditado, para mais uma tentativa. Cada sessão durava trinta minutos, e era dividida em duas etapas: na primeira, realizava-se dez minutos de alongamento em ambas as mãos. Na segunda, realizava-se pequenos exercícios para fortalecer a região, como ficar beliscando massinha de modelar (vocês têm idéia do quanto isso cansa?), movimentos de trancar uma porta e levantamento de pequenos pesos. Na prática, esses exercícios simulavam atividades corriqueiras do nosso dia a dia.

Fiz por um mês essas sessões de terapia de mão, e eu não pude acreditar o quanto esse período foi importante. Em duas palavras: estava curado! O responsável? Acredito que foi o alongamento. Após parar de ir às sessões, continuei alongando o punho como havia aprendido, e aos poucos fui tomando coragem de parar de usar o tensor. Não sentia mais dor, e parecia que eu poderia finalmente escrever e utilizar o computador normalmente. Contudo, havia um porém.

A prevenção

Após acabar com um problema, parece que o ser humano esquece de voltar atrás e refletir sobre o porquê do problema ter aparecido. No meu caso, a LER não surgiu simplesmente pelo esforço repetitivo de um movimento, mas também devido ao esforço repetitivo não respeitando os limites do corpo, seja pelo tempo constante que fiquei realizando o movimento, seja pelo posicionamento do meu corpo durante sua realização.

A palavra-chave era ergonomia (valeu, Thiago!). Utilizava o mouse e o teclado sem deixar as mãos na posição correta — com a parte de cima da mão alinhada com o antebraço. Para solucionar esse problema, troquei o tensor por dois outros companheiros: um apoio de braço para usar o teclado e outro para usar o mouse. O primeiro é uma barra em gel que fica em frente ao teclado, e o segundo muitas vezes é vendido junto com o mouse pad. Vocês podem encontrá-los facilmente em uma loja de informática.

Não se esqueçam de dar um descanso para as mãos após algumas horas de uso do computador e de outra parte do corpo que também sofre muito: o pescoço. Posicione o monitor de forma que o pescoço fique praticamente alinhado com a coluna e não o force a ficar olhando para baixo — estou sofrendo com isso agora.

Conclusão

Para fazer com que a dor sentida devido à LER parasse, adotei duas medidas simples: alongamento e ergometria. Todo dia pela manhã, paro por alguns minutos para alongar os punhos, e tenho em casa e no trabalho os apoios para braços necessários para uma boa postura durante o uso do computador.

Não falei como realizar o alongamento pois acredito que isso deva ser ensinado por uma pessoa mais especializada. Já vi muita gente alongando de forma errada — principalmente quando fica puxando os dedos pra trás. Busque um fisioterapeuta, ou um professor de educação física, pois estes são pessoas mais indicadas para lhe dar tal instrução.

Todas essas dicas dadas foram baseadas em experiência própria, mas o principal conselho é: busque um profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com