TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE HUMANA

Trabalho acadêmico: A DIVERSIDADE HUMANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

1.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4

2.1 A DIVERSIDADE HUMANA..........................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................6

4REFERÊNCIAS.................................................................................................7

INTRODUÇÃO

Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade.

Primeiro, é bom explicar o significado do termo preconceito (é quando alguém ou um grupo é julgado, obviamente, de maneira incorreta) praticado por adultos em seu meio de convivência e também por crianças. Assim, pontua-se a importância de as crianças aprenderem sobre a discriminação e o preconceito para que possam construir uma nova ideia sobre o outro, reformulando o padrão de comportamento social, transformando a sociedade num lugar onde a cidadania é real.

É fundamental que a hipocrisia seja deixada de lado, pois muitas pessoas falam que todos são iguais, se realmente eles pensassem assim não existiria tanto preconceito, e é a partir do olhar sobre as diferenças que surge o preconceito.

Infelizmente há escolas que são reprodutoras da própria discriminação e ás vezes eles nem buscam um interesse de melhorar essa situação, muitos pedagogos, infelizmente, deixam isso de lado.

É importante que todo educador tenha em mente a importância de ensinar aos alunos o respeito á diversidade, formando assim, cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.

2. DESENVOLVIMENTO

Esta cartilha tem como objetivo esclarecer um pouco as coisas sobre a diversidade nas escolas e mostrar que esse é um tema bastante importante, pois, é a partir daí que pode surgir o preconceito, discriminação e racismo. Falar de diversidade ainda é um tema bastante polêmico.

Não se pode deixar de perceber que existe um "medo" em como levar e encarar essa diferença existente entre as pessoas , seja ela cultural, sexual, religiosa ou física, deve-se tratar com naturalidade, igual pra igual.

A inclusão dessas pessoas nas escolas ainda é um dilema. Ás vezes, a própria família não tem segurança em deixar o ente no meio dos demais alunos por receio em como irão recebê-lo e trata- lo.

Deve- se pensar na diversidade como um todo e num bem- estar completo ao “diferente” para se sentir, se achar igual ou pelo menos conseguir conviver de igual pra igual na sociedade, sem depender do auxílio ou porta voz de outra pessoa. É necessário se sentir independente, se sentir bem no ambiente em que está e, acreditar que essa é a proposta de desenvolvimento e construção que une a família e a escola para a formação do cidadão, o pontapé inicial parte daí.

Falando assim parece até fácil, só que a verdade é muito mais difícil, pois as pessoas ainda têm muitos preconceitos e ignorância ao se depararem com algo diferente, algo incomum. Na verdade não estamos realmente preparados para lidar com isto e falta muito para se encarar como algo normal.

O grande desafio da escola hoje é contribuir para formação de cidadãos bons ( cidadãos críticos, conscientes e atuantes). Trata-se de uma tarefa difícil que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania.

A DIVERSIDADE HUMANA

A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e as várias pessoas com os quais tinham contato. Isso acontece há muito tempo, desde os guerreiros, viajantes, comerciantes entre outros.

Sabe-se que o Brasil é um dos lugares onde mais se vê diversidade cultural, onde se vê a mistura de raça, pessoas diferentes umas das outras sendo na religião ou outra coisa, e seria ótimo se todos pudessem conviver juntos, sem brigas ou preconceito, por isso o tema diversidade é tão importante.

Falar sobre o tema diversidade cultural é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com