TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança de Salão

Por:   •  15/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Danças de Salão

As danças de salão são praticadas socialmente, refere-se a diversos tipos de danças executadas por um par de dançarinos. Essa dança teve sua origem na Europa nos bailes das cortes reais, é possível que abraço lateral venha do fato que antigamente os soldados carregavam suas espadas no lado esquerdo e abraçava as damas de lado, a postura clássica, ereta também era evidente, assim como no balé que tem a mesma origem.

Quando os Europeus foram colonizar a América eles levaram as danças para locais fechados para essas localidades, e foram nesses países que surgiram os tipos de dança de salão mais comum como o forró, gafieira, tango, salsa, bolero e maxixe, sendo que o forró (do nordeste), o samba de gafieira e o maxixe foram desenvolvidos no Brasil. Além dessas danças temos também o merengue, cha-cha-cha, rumba, tango argentino, zouk, soltinho, valsa, bachata, lambada entre outras.
O Samba de Gafieira surgiu no rio de janeiro no século XX como um ritmo urbano, e é uma dança oriunda do maxixe. Ela foi propagada pelos negros que migraram da Bahia para o Rio de Janeira nessa época que foi se instalando nos bairros cariocas da Gamboa e da saúde.
De origem africana, ritmo forte, envolvente e característico, o samba se tornou um símbolo no Brasil. No começo o samba de gafieira não era bem visto pela sociedade, pois não correspondia a moral e os bons costumes da época, talvez por ser uma dança que ressaltava a sensualidade e o gingado da mulher, e também por ser costumeiramente dançado em casas de cabarés. Passou a se chamar Gafieira, que é a maneira de se dançar a dois que diferencia o samba no pé, e hoje se dança também em salões. A dança sofreu várias transformações e nos dias atuais é considerada elegante e técnica. Uma das características a ser observadas é bailarina que esbanja sensualidade e molejo nos quadris, e também a atitude do bailarino frente a sua dama, manter a malandragem, desenvoltura, proteção, exposição à elegância e ritmo, no momento da dança o homem conduz a sua dama e nunca o contrário.

Geralmente o gênero musical é composto pensando nos passos dos dançarinos, esses gêneros incluem: o Samba-choro (choro de gafieira), o Samba Breque e o Samba Sincopado. Em geral esse ritmo é tocado por instrumentos de cordas (vários tipos de violão ou mesmo cavaquinho) e instrumentos de percussão. O figurino se caracteriza por sua elegância, cavaleiros de terno branco, sapato preto e branco, ou marrom e branco, e por debaixo do paletó camisa preta e branca ou vermelha e branca, listradas, além de um chapéu panamá ou palheta. Dentro do bolso sempre há uma navalha. A dama sempre de sapatos de salto, e vestidos colados e rodados, geralmente com tirinhas cortadas para dar certo movimento.
No samba de gafieira temos nome de alguns passos que são realizados como tirar a dama, pião, assalto, cruzado pausado, dois tempos, andamento, puladinho redondo, gancho redondo, trança, matrix entre outros.

Referencias bibliográficas

http://www.ensino.pr.senac.br/Londrina/danca%20de%20salao/samba%20de%20gafieira.html

http://www.infoescola.com/artes-cenicas/danca-de-salao/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_de_gafieira 

http://www.julianacastro.com.br/ijc/index.php?option=com_content&view=article&id=17:danca-de-salao&catid=13:atividades&Itemid=9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com