TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dendrologia Relatório

Por:   •  20/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

A dendrologia é um ramo da botânica que estuda plantas lenhosas como árvores, arbustos e suas madeiras (especialmente as economicamente mais relevantes). Portanto ela estuda as características da madeira, o crescimento do tronco, a anatomia dos exemplares, etc. Na descrição dos troncos e outras estruturas, permite identificar as diferentes espécies e de acordo com cada característica, formar grupos. Diferente da Organografia onde o estudo é voltado principalmente as sementes, flores e frutos, a dendrologia é focada nos caracteres vegetativos, que são todas as estruturas não reprodutivas (algumas citadas acima), como a ramificação, casca, folha, estrutura de copa, base, raiz e ritidomas das plantas lenhosas.

Essa área exige o conhecimento sobre a identificação, distribuição geográfica, fenologia e utilidades sobre as espécies. A identificação de espécies se torna problemática caso venha a depender somente da obtenção de flores, frutos, sementes e folhas, pois não são encontradas em todas as estações. Devido a esse fato, na identificação é necessário reconhecer a partir da gema, ramo, casca, forma do tronco e outras estruturas por exemplo. Na prática, é necessário unir a parte teórica e exercitar no dia a dia para a melhor reconhecer cada estrutura.

A distribuição geográfica trata-se do conhecimento sobre a localização das espécies, quais os tipos de solo e condições climáticas preferencialmente habitam, o que auxilia na identificação, na classificação e tem papel silvicultural. É importante pontuar que embora cada espécie tenha seja comumente avistada em certo ambiente, não significa que ela não possa se estabelecer em outros. Um exemplo é a seringueira que teve grande importância econômica na produção de borracha, que tem uma distribuição restrita ao bioma amazônico, mas hoje em dia com a utilização das técnicas silviculturais foi possível exportar a seringueira para plantios comerciais com distribuição geográfica próxima a sua ideal.

A fenologia se trata de eventos fisiológicos onde as plantas (não só arvores, como arbustos, animais e organismos vivos) sofrem com o clima, os eventos fisiológicos sofridos pelas arvores durante os ciclos anuais, se trata da divisão do clima, dividido no período de estiagem onde ocorre a floração e queda de folhas e nas fenofases vegetativas onde ocorre o crescimento dos órgãos vegetativos como, o tronco (ocorre o crescimento primário e secundário), também há maior ramificação e mais brotamento. As fenofases são ramificadas na brotação onde há emissão de folhas novas, na senescência que é intimamente relacionada com o clima, e é onde ocorre o processo de abscisão folear (as folhas caem), na floração e frutificação caso haja uma polinização efetiva são os períodos.

Além de servir para dar fins a diferentes espécies de maneira sustentável, a dendrologia possui várias utilidades, por exemplo, os produtos madeireiros e não madeireiros. Os produtos madeireiros são aqueles os quais o indivíduo arbóreo é suprimido(retirado), basicamente são madeiras cerradas. Os não madeireiros em sua maioria geram fonte de renda alternativa e são produtos os quais não são suprimidos aonde o indivíduo realiza a colheita de fruto para artesanato e alimentação. Alguns exemplos são a extração de látex ou resina de pinos, arborização urbana.

A aplicação da dendrologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com