TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Distinção Do Gosto

Dissertações: A Distinção Do Gosto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

A Distinção pelo Gosto

Análise das transformações do gosto alimentar nos séculos XVII e XVIII e o lugar dos gostos nas relações sociais nessa época.

O Refinamento das Maneiras À Mesa

Manuais de civilidade medievais, ou anuais de cortesias são escritos condenando a gula, a agitação, a sujeira e a falta de consideração pelos outros convivas.

Novas regras são inclusas a partir dos séculos XVII XVIII: A utilização de pratos, copos, garfos, colheres e guardanapos individuais.

Limpeza e Individualidade: Os Utensílios de Mesa

Na idade média era comum usar os dedos para levar os alimentos do prato à boca. Duas ou três pessoas dividiam escudelas de sopas. Todos comiam carnes da mesma travessa e bebiam de uma mesma taça que circulava pela mesa. Talheres como facas e garfos eram passados de um conviva para outro e mergulhavam os pedaços de pão e carne em molheiras comuns.

Nos século XVII e XVIII cada comensal é dono de um prato, um copo, um guardanapo, um pedaço de pão e os são talheres individuais.

Tudo que é retirado das travessas, molheiras e saleiros comuns, deve se pego com o utensílio adequado e depositado no prato para, só então ser levado à boca com os próprios talheres.

Essa individualidade traz uma impressão que cada conviva é separado por paredes individuais.

A preocupação pela limpeza é muito grande, inclusive alguns costumes são usados até hoje. O conceito de limpeza utilizado nessa época deve ser comparado ao de elegância e não ao oposto de sujeira.

Os franceses se preocupavam muito com a “limpeza” ( aparência) da cozinha, do serviço de mesa e da maneira de comer.

Alguns costumes se inverteram e a distinção social dos costumes era evidenciada cada vez mais . Do século XV até XVII, o pão deveria ser cortado com faca. No século XVIII até hoje fica estabelecido que o pão deve ser partido pelos dedos.

As modas, que eram lançadas pelos círculo do rei e dos grandes senhores, afetavam às maneiras às mesas com certa resistência, chegando algumas a desaparecer. No século XVII os costumes são adotados como leis para todos os meios sociais.

As pessoas mais rústicas, presentes na outra ponta da hierarquia social, tinham maneiras bem contrastantes.

As distinções sociológicas se multiplicavam a partir do momento que os utensílios de mesa se tornam mais complexos, e os mais pobres tem dificuldade de ter acesso, ampliando assim a distância entre as elites e as massas populares.

A Segregação dos Comensais

NO século XVI, os criados não eram mais admitidos à mesa com os seus senhores. Os vizinhos mais humildes também não eram mais convidados às grandes festas.

No século XVII, os manuiais de comportamento à mesa trazem recomendações que deveriam servir pratos mais refinados e os melhores vinhos somente para os donos da casa e alta personalidades.

Essa segregação é acentuada no século XVIII e os grupos de convivas se tornam cada vez mais homogêneos. Não se referiam à fortuna e sim a uma afinidade cultural, maneiras e gostos.

A Transformação do Gosto Alimentar

Assim como as boas maneiras mudaram os gostos alimentares também.

Na França e na Europa inteira, a utilização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com