TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caralho, Como Eu Gosto De Comer

Artigo: Caralho, Como Eu Gosto De Comer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina Cultura a partir do conceito elaborado por Taylor;

Cultua é aquele todo complexo que incluiu o conhecimento, crença, moral, arte, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

2. Como adquirimos cultura?

A cultura é transmitida por herança social, nos foi passado através do processo de sociabilidade.

3. Discorra sobre a seguinte expressão: “Não é correto relacionar cultura com acesso à educação formal, ao conhecimento científico...”

Cultura, não diz respeito à educação de um povo, e sim aos costumes, hábitos, arte, crença que um povo traz consigo.

4. Relacione Etnocentrismo e Relativismo Cultural:

Etnocentrismo: julgar o outro a partir da sua cultura; relativismo cultural: nenhuma sociedade e parâmetro podem servir de modelo para as outras.

5. Descreva com suas palavras a relação de pensamento simbólico e espírito especulativo. Inclua nessa síntese a questão egípcia e o milagre grego.

6. Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver por isso os mais evoluídos.

7. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Auguste Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais. Comte usou da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção de dados reais, por isso teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio.

8. Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

Durante o século XIX as potências europeias também usaram o Darwinismo Social como justificativa para o Imperialismo capitalista, com a ideia de levar a superioridade de sua cultura aos povos menos desenvolvidos.

9. Defina qual o objeto de estudo da sociologia para Durkheim e discorra sobre suas características.

Para Durkheim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas". Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.

Para Durkheim, as características principais:

a) São coercitivos (coercibilidade) – exercem uma força coercitiva sobre os indivíduos. Tudo que o homem faz, pensa e sente é condicionado pela sua convivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com