TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença De Alzheimer

Ensaios: A Doença De Alzheimer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUCÃO

Não há duvida de que a população da terceira idade irá aumentar, até 2025,segundo a OMS, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos.Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 14.5 milhões em 2000.As estimativas apontam para a possibilidade de,nos próximos vinte anos,no Brasil, o número de idosos ultrapassar 30 milhões de pessoas, devendo representar quase 13,0% da população ¹.

Por isso o envelhecimento populacional é um dos maiores desafios, como a promoção do envelhecimento saudável, com a manutenção e a melhoria, ao máximo da capacidade funcional dos idosos, com a prevenção de doenças, com a superação da saúde com os que adoecem e com a reabilitação daqueles que venham ter a sua capacidade funcional restringida ².

Dessa forma viver é mais importante desde que se consiga agregar qualidade aos anos adicionais de vida. É possível buscar o envelhecimento saudável por meio da promoção da saúde e da prevenção das doenças, e mantendo a capacidade funcional pelo maior tempo possível ³.

A velhice não é uma doença. É uma etapa da vida com características e valores próprios, em que ocorrem modificações no indivíduo, tanto na estrutura orgânica, como no metabolismo, no equilíbrio bioquímico, na imunidade, na nutrição, nos mecanismos funcionais, nas características intelectuais e emocionais. Além da idade outros fatores de risco podem ser adicionados, como hipertensão, diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade, depressão e doenças neurodegenerativas.Portanto o fumo, álcool, a obesidade, o colesterol, dentre outros, têm repercussão sobre os aspectos fisiológicos e metálicos do organismo envelhecido.

É importante entender que capacidade funcional no idoso é resultante do cuidado preventivo, a partir de um enfoque holístico da saúde, envolvendo alimentação, atividade física, atividade mental, e equilíbrio emocional, incorporados no curso de sua vida.

E dentre da atividade mental nos abordaremos entre as doenças neurodegenerativas, o mal de Alzheimer que é a principal causa de declínio cognitivo em adultos, sobretudo em idosos.

No Brasil e em outros países em desenvolvimento ,os estudos populacionais sobre demência são escassos, e ainda não existem estimativas precisas da sua incidência e prevalência. Atualmente, estima-se prevalência de pessoas com demência nos países em desenvolvimento a partir de parâmetros dos países desenvolvidos.

A doença de Alzheimer é causa mais freqüente de demência ocorrida em população com idade a superior a 65 anos respondendo por cerca de 50% dos casos demência, construindo assim um dos maiores problemas de saúde no mundo atual.

JUSTIFICATIVA

Trata-se de uma doença com muitas intercorrências nutricionais, pouca informação e muitos dados contraditórios, afim de verificar se é possível retardar essa doença com os hábitos alimentares saudáveis e comprovar seus benefícios .

Atualmente, não existem medicamentos capazes de interromper ou modificar o curso da doença de Alzheimer,ou seja,embora incurável esta doença é tratável.

A nutrição pode ter efeitos tanto no mal de Alzheimer como em outras demências, pois devemos conhecer o que realmente a nutrição pode realizar e interferir nesses casos.

PROBLEMA

Existem vitaminas que com a alta ingestão na dieta podem previnir a doença mal de Alzheimer nos hábitos alimentares.

HIPOTESES

Estudos sugerem que a alta ingestão de vitaminas relevam ao baixo risco de desenvolver mal de Alzheimer.Sendo assim mudanças nos hábitos alimentares ajudam, não só retardar o mal de Alzheimer,mas como outras doenças neurodegenerativas.

OBJETIVO GERAL

Verificar se nos presentes estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com