TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO COMPARADA

Por:   •  14/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  1.983 Visualizações

Página 1 de 3

                                 Obadias Filomene Sumbane

Educação Comparada

Licenciatura em Ensino Básico

Resolução das questões de reflexão

 

Universidade Pedagógica

Gaza-Mapai -2019

Resolução das questões de reflexão do primeiro trabalho de Educação Comparada

1.Conceito de Educação Comparada segundo três autores:

 Na perspetiva de Emmy H. Mbozi a Educação Comparada e um campo que estuda os métodos de ensino utilizados em diferentes países e culturas através de métodos de ensino comparativo.

Na ideia de Arnold Anderson no  a Educação Comparada como sendo a comparação intercultural da estrutura, do processo, das metas, dos métodos e dos rendimentos dos distintos sistemas educativos e seus elementos.

Segundo Lê Thành Khôi a Educação Comparada pode ser definida como a ciência que tem por objectivo esclarecer, analisar e explicar as semelhanças e as diferenças entre os factos educativos e ou as suas relações com o ambiente que os rodeia (politico, económico, social, cultural), e de investigar as leis eventuais que os determinam nas diferentes sociedades e em diferentes momentos da historia humana.

2.Dimensões da Educação comparada

Quando à sua dimensão a Educação Comparada é múltipla e complexa, ela liga se com muitas áreas científicas como: Historia, Sociologia, Economia, e especialidades de Ciências de Educação, Ela ainda assume uma dimensão internacional, nacional, regional ou supranacional e político internacional. Dimensão técnica ou a sua capacidade de produzir um saber intelectualmente sofisticado. Dai diz se que a Educação Comparada tem uma utilidade de pluridisciplinaridade.

3.Objecto e método de estudos comparativos.

O objecto de estudo da educação comparada é a "educação" e o seu método de estudo é o método " comparativo". Este método é utilizado para identificar um problema particular, analisar os resultados de recolha de dados em múltiplos casos e determina o valor relativo de processo em relação ao outro, não só como também o método comparativo determina se o fenómeno que ocorre num contexto particular e semelhante num noutro contexto e tenta explicar os motivos que os diferenciam

4.A Educação Comparada tem como objectivos e finalidade:

  • Promover a reflexão crítica sobre o sistema educacional, observando os seus sucessos, fracassos, forças e fraquezas. Esta reflexão tem como finalidade facilitar a autoavaliação do trabalho e serve de base para a seleção de ações adequadas.
  • Fortalecer a relação entre Educação e sociedade;
  • Transcender a fronteira para encontrar as soluções adotadas por outros países, procurando semelhanças e diferenças entre as nações. Ė usada para permitir empréstimos Pedagógicos;
  • Facilitar a planificação de programas educacionais, programas de treinamento, métodos de ensino e atividades educacionais;
  • Facilita também a avaliação de um sistema escolar fazendo realce ao nível de desenvolvimento num determinado sector Educativo e coloca-lo em comparação com outros países tendo em conta mais do que apenas a avaliação académica;
  • E é utilizada pelos decisores políticos, e elaboradores de currículos e especialistas em educação.

5.A importância de educação comparada para o curso de formação de professores

Sabendo que a comparação em educação nos ajuda a raciocinar pelas diferenças e semelhanças, no âmbito da nossa formação esta disciplina tem um enorme potencial na formação de professores pois estes dotados de ferramenta que o ajude a identificar o positivo com a comparação do que acontece no mundo globalizado ele usará para a sua melhoria no trabalho do seu dia-a-dia na prática da realidade da sua formação e na implementação das ideias da sua carreira docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com