TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPARTANA, O IDEAL HOMÉRICO E A DEFESA DO ESTADO

Monografias: A EDUCAÇÃO ESPARTANA, O IDEAL HOMÉRICO E A DEFESA DO ESTADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A cidade-estado de Esparta e seu rígido militarismo, a Educação Homérica e sua base de formação, relacionando-as a defesa do estado.

A EDUCAÇAO ESPARTANA, O IDEAL HOMRICO E A DEFESA DO ESTADO

Na Grécia havia varias polis com estrutura política e social própias. Onde constantemente havia conflitos seguidos de guerra, razão pela qual a educação espartana focava mais em fazer de seus cidadãos soldados, fortes, corajosos, obedientes e bem treinados.

As criança até os sete anos de idade ficava com a família, depois eram enviados pelos pais ao exército, a estes eram ensinando somente o necessário para ler e escrever, pois tinham como principais objetivos serem bons soldados, saber defender sua cidade e vencer em uma guerra. Conforme eles cresciam, eles recebiam treinamentos mais severos, a fim de superar as diversidades físicas. Sendo assim o estado considerava os jovens como suas propriedades ensinando-os que o estado e o bem maior.

No período homérico, a educação se inspira, em sua religião, uma religião que não parecia ter analogia com outra religião, por que ela não se baseava em adoração, e sim de rivalidade. Ao ver da religião a única diferença entre os deuses gregos e os humanos é a que os deuses são imortais. Mais o homem também poderia “sê-lo” bastasse que se comportasse como herói.

O ideal homérico era voltado para o homem “herói” onde a sua formação era assemelhada a um Deus. As informações eram transmitidas oralmente, e os heróis das epopéias (Ilíada e a Odisseia) serviam de exemplo para os jovens, onde a educação homérica visava a disputa, competição e superação, isso beneficiava o Estado, pois era o herói que, em guerras glorificava e dava relevância ao estado.

A relação entre a educação espartana e o ideal homérico e a defesa do estado é que na educação espartana o individuo era educado exclusivamente para defender o estado. Razão pela qual os cidadãos espartanos, desde a infância, eram educados militarmente. Em quanto no ideal homérico o individuo era educado para ser herói, mediante a comparação subjetiva com os deuses. A defesa do estado era conseqüência da educação heróica e subjetiva do individuo, onde o estado era glorificado através dos atos de heroísmo, heroísmo este, que repercutia na defesa do estado.

CONCLUSÃO

Tanto o ideal homérico, como a educação espartana visavam a formação de indivíduos que defendessem o Estado.

REFERÊNCIAS

http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/grecia-esparta-e-atenas-como-modelos-de-educacao,b1080231a76da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

http://www.brasilescola.com/historiag/esparta-atenas.htm

http://pt.scribd.com/doc/28921863/MARROU-Henri-Irenee-A-Educacao-Espartana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com