TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ELETRIZAÇÃO POR ATRITO

Por:   •  26/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE FISICA

Laboratório de Física Geral 3

Relatório

ELETRIZAÇÃO POR ATRITO

Abrahin Rodrigues da Silva

Kennet Uchoa

Luciana Cerdeira Almeida

Manaus - AM

2019/1

1. Introdução

No ano 600 a.C. os gregos descobriram que, atritado com a lã, o âmbar adquiria a propriedade de atrair outros objetos. Podemos afirmar que o âmbar adquiria uma carga elétrica ou se tornava carregado. O termo “elétrico” deriva-se da palavra grega elektron que significa âmbar. Eletrostática, que descreve as interações entre cargas elétricas que estão em repouso. (Young, Hugh D. 2009).

Benjamin Franklin sugeriu denominar, respectivamente, de carga negativa e de carga positiva esses dois tipos de carga elétrica. (Young, Hugh D. 2009)

A atração e a repulsão entre dois objetos carregados e geralmente resumida como “cargas iguais se repelem e cargas contrarias se atraem “. (Young, Hugh D. 2009).

2. Objetivo

Por meio das aulas e experimentos realizado no laboratório, temos como objetivo principal analisar, praticar e compreender os mecanismos de eletrização por atrito.

3. Fundamentação Teórica:

Todas as matérias que são conhecidas são compostas por moléculas. As moléculas são compostas por átomos e os átomos por sua vez são compostos pelas três partículas.

Sabendo disso, é possível relacionar essas informações com os exemplos: Ao desligar uma televisão de tubo às vezes é possível perceber centelhas na superfície externa da tela; quando se fricciona uma caneta no cabelo por algum tempo e encosta a pequenos pedaços de papeis eles ficam grudados na caneta. Esses fatos são explica dos pela atração eletrostática que deram origem as cargas elétricas.

Segundo Halliday (2009) a carga elétrica está relacionada a uma propriedade fundamental para a constituição da matéria, ou seja, é uma propriedade que relaciona a existência das partículas. Todos os objetos possuem muitas cargas elétricas, onde essas cargas muitas vezes não chegam a ser percebidas pelos humanos e isso é devido a existência de uma igualdade de cargas existentes, cargas essas que são: cargas positivas e cargas negativas (Halliday 2009). A definição de cargas elétricas positiva e negativas foram intituladas pelo cientista Benjamin Franklin (também tinha outras profissões) que nasceu em Boston-E UA no dia 17 de janeiro de 1706 e morreu na Filadélfia em 17 de abril de 1970.

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com