TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÉTICA E COSMÉTICA

Por:   •  30/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.046 Palavras (13 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA

CURSO: ESTÉTICA E COSMÉTICA

DISCIPLINA: ATIVIDADES PRÁTICAS II

ATIVIDADES PRÁTICAS II

Autores:

Ana Paula

Emídia Naiana Costa Seixas

Gerlane

Jaqueline Souto Viana Silva

Maria Beatriz

Silmara

Professora: Edna Lima

João Pessoa -PB

2019

Ana Paula

Emídia Naiana Costa Seixas

Gerlane

Jaqueline Souto Viana Silva

Maria Beatriz

Silmara

BENEFÍCIOS DA ARGILOTERAPIA EM TRATAMENTOS FACIAIS

Trabalho de conclusão da disciplina de Atividades Práticas II apresentada ao curso de Estética e Cosmética, do Instituto de Educação Superior da Paraíba, como requisito parcial de avaliação da disciplina.

Professora: Edna Lima

João Pessoa - PB

2019

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO............................................................................................................

1.1. A GEOTERAPIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA............................................................

1.2. ARGILAS: CONCEITOS, CARACTERISTICAS E PROPRIEDADES.....................

2. OBJETIVOS.................................................................................................................

2.1. OBJETIVO GERAL.....................................................................................................

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS......................................................................................

3. METODOLOGIA........................................................................................................

4. ARGILA BRANCA......................................................................................................

5. ARGILA VERDE..........................................................................................................

6. ARGILA PRETA..........................................................................................................

7. AGILA ROSA..........................................................................................................

8. ARGILA AMARELA.................................................................................................

9. ARGILA VERMELHA........................................................................................................

10. O PODER DAS MÁSCARAS DE ARGILA EM TRATAMENTOS FACIAIS..........

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..................................................................................

1. INTRODUÇÃO

1.1. A GEOTERAPIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA

A geoterapia como ciência para fins terapêuticos, é sem dúvida uma das mais importantes aplicações da medicina natural (REIS, 2005). As argilas e outros produtos geológicos são usados pelos humanos desde os tempos mais antigos, como materiais naturais de cura que promovem saúde e bem-estar (SILVA, 2011).

Evidências históricas comprovam a utilização terapêutica da argila por Hipócrates (460-377 a.C.), e outros médicos célebres como: Avicena (980- 1037 d. C.), Averrois (1126-98 d. C.) e Galeno (131- 201 d. C.), e mais recentemente, Mahatma Gandhi, admirador dos efeitos curativos da terra. Os antigos egípcios utilizavam a argila como um dos componentes no embalsamento de múmias e na preservação de alimentos de origem animal (REIS, 2005).

“Na América, alguns grupos indígenas tinham como tradição “enterrar” os seus doentes, que eram colocados de corpo inteiro, na posição vertical, dentro de um buraco cavado na terra. Apenas a cabeça era deixada no lado de fora, e o doente permanecia assim, em contacto com a terra, durante muitas horas. Esse tipo de tratamento era aplicado aos doentes terminais, à beira da morte.” (REIS,2005).

No Brasil, o uso da argila era comum entre os índios aqui encontrados, bem como entre os escravos africanos, para neutralizar o veneno das ferroadas dos insetos e picadas venenosas de aranhas, cobras e escorpiões, aliviando a dor, edema e amenizava a febre (DORNELLAS & MARTINS, 2009).

Dornellas & Martins (2009) explica que quanto mais fina for à argila maior será o seu poder de absorver e reter água, além de melhorar a capacidade de realizar permuta iônica e absorver toxinas do organismo deixando nutrientes e sais minerais.

Atualmente, estes minerais continuam a ser usados com fins terapêuticos e para composição de produtos farmacêuticos ou cosméticos (DÁRIO, 2008). É muito comum encontrarmos a prática de geoterapia em SPA e clinicas de beleza.

1.2. ARGILAS: CONCEITOS, CARACTERISTICAS E PROPRIEDADES

A palavra ARGILA no conceito do leigo, designa terra argilosa, também chamada barro (REIS, 2005). Dario (2008) sugere o nome de argila para o grupo de partículas do solo cujas dimensões se encontram numa faixa especifica de valores, inferior a 2µm, além de possuir a capacidade de troca de cátions entre 3 e 150 meq/100g de argila.

Em função da composição mineral e química, as argilas distinguem-se por determinadas propriedades, tais como granularidade, superfície específica, capacidade de troca iónica, plasticidade e viscosidade que é necessário conhecer para que se possa tirar o melhor proveito delas, nas diversas e múltiplas funções em que podem participar (REIS, 2005).

 As propriedades principais referem-se a capacidade de absorção que atribui à argila a propriedade da maleabilidade; quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta,  resultado da extrema finura das partículas que constituem as argilas; propriedade de adsorção, onde elas atraem, captam, de algum modo os micróbios, as bactérias, os vírus, as impurezas em suspensão num líquido, numa ferida, nas fezes, etc. com o intuito de deslizarem para o interior da pele, conferindo à argila uma ação anti-séptica bastante poderosa; e a propriedade de libertação dos seus próprios constituintes para a área a ser tratada (REIS, 2005; DORNELLAS & MARTINS, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (166.7 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com