TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOULÇÃO DA MULHER

Trabalho Universitário: A EVOULÇÃO DA MULHER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Antes da década de 70 às mulheres assumiram a posição dos homens no mercado de trabalho, com a reforma da Constituição Federal de 1988 essa posição tomou um rumo mais avançado. Através do modernismo as mulheres conquistaram o seu espaço no mercado mundial de trabalho, existem mais mulheres no auto escalão dos postos de trabalho do que os homens.

Algumas explorações continuam a existir, mesmo as mulheres tendo hoje mais estudo do que muitos homens, às mesmas continuam em desvantagem salarial, mesmo mostrando que seu desempenho cresce em um ritimo acelerado.

1. INTRODUÇÃO

Na década de 70 às mulheres viviam suas vidas em prol da família, ou seja, o homem era o provedor do sustento familiar enquanto as mulheres eram responsáveis pela educação dos filhos e manutenção do lar. Nesta época os homens só pensavam em deixar herdeiros e a família era composta por pai, mãe e sete ou oito filhos.

A mulher tinha que cuidar dos afazeres domésticos e auxiliar os filhos nas atividades escolares do dia –a dia, enquanto os homens se desdobravam para dar conta da alimentação da casa.

Essa situação é bem parecida com o que viviam as mulheres do século XIX a diferença e que estas quando ficavam viúvas faziam trabalhos manuais, como arranjos de flores, redes em tear manual, bordados a mão para conseguirem o sustento dos filhos. Muitas das vezes eram recriminadas, ou seja, eram descriminadas pela sociedade por agirem dessa forma.

Em 1988 com a reforma da Constituição Federal a mulher passou a obter mais vantagens e benefícios, benefícios esses que estão demonstrados com a representação de nossa Presidenta em um alto posto de trabalho, pois o cargo de Presidenta não deixa de ser um trabalho.

A reforma da Constituição trouxe em seu artigo 113, inciso 1º, “ que todos são iguais perante a lei” porém a realidade não é bem assim, desde o século XVII, que as mulheres tentam adquirir características próprias e fazer com que na pratica a Constituição Federal seja cumprida.

Se anteriormente o marido era o provedor do lar, hoje a mulher brasileira o faz sem ao menos deixar desejar para o homem, hoje as mulheres ocupam postos no auto escalão tanto das grandes empresas quanto dos órgãos públicos, não deixando a desejar em suas funções e obrigações.

A capacidade de trabalho da mulher tem sido valorizada, porém os salários ainda tem deixado a desejar, pois uma mulher que tem um mestrado, doutorado e que estudou na mesma universidade que um homem tem o seu salário desvalorizado com relação ao dele, mesmo os dois tendo o mesmo posto de trabalho.

Não existe posto trabalhista hoje que não possa ser alcançado por uma mulher, pois seu interesse em conquistar o seu espaço no mercado de trabalho está além de uma lei que lhe forneça estes benefícios. A mulher tem mostrado sua capacidade de administração não só nos lares e afazeres domésticos, mas nas grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com