TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia E Seu Começo

Seminário: A Economia E Seu Começo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 9

Economia e o início.

Economia é a Ciência que estuda as leis que regem o sistema econômico, ela sempre existiu e deve aos gregos na Antiguidade, aos escolásticos na Idade Média e aos fisiocratas franceses do século XVIII, muitas das teorias que ainda hoje a inspiram.

A economia como ciência independente da filosofia e da política nasceu com o britânico Adam Smith publicou, em 1776, e o livro A riqueza das nações.

Em “A Riqueza das Nações” Smith identificou que o acúmulo de capital, o livre comércio, o papel adequado do governo e uma boa “infraestrutura eram os principais estímulos à prosperidade nacional.

Além que o esforço natural de todo indivíduo para melhorar sua própria condição, quando exercido com liberdade e segurança, é um princípio tão poderoso que é capaz de levar a sociedade à riqueza e à prosperidade; a partir daí, vários pensadores formularam novas teorias para explicar as questões econômicas.

Atividades Econômicas

A população ativa é aquela formada por todos aqueles que trabalham e são remunerados, mais os desempregados em busca de emprego. Ela distribui-se em três setores de atividades econômicas: primário, secundário e terciário.

Setor Primário

Compõem este setor todas as atividades ligadas ao campo (agricultura, pecuária, extrativismo). Devido à mecanização do campo e a urbanização, a porcentagem da população ocupada no setor primário tende a diminuir no mundo inteiro, até atingir uma média de 6 a 9% da população ativa. Há, porém, casos de porcentagens ainda menores, como nos EUA (3%) e no Reino Unido (3%). Os países de economia mais atrasada são normalmente aqueles que predominam as atividades primárias. Portanto, a porcentagem de ativos no setor primário é pequena nos países desenvolvidos e elevada nos países subdesenvolvidos.

Setor Secundário

Integram-no os diferentes tipos de indústria; todas as atividades que consistem em beneficiar, construir ou transformar riquezas. Todo país bastante industrializado possui um mínimo de 30% de sua população economicamente ativa nesse setor.

Assim, a porcentagem de ativos no setor secundário é elevada nos países desenvolvidos e baixa nos países subdesenvolvidos.

Setor Terciário

São atividades no âmbito dos serviços, mas também muito importante, pois é através delas que as riquezas circulam e são consumidas. É formado pelo comércio, tanto de atacado como de varejo, e por um número cada vez maior de atividades, chamadas de serviços. Administração, finanças, bancos, transportes, armazenamento, comunicações, saúde, educação, segurança, recreação, limpeza pública etc.

Crescimento Econômico.

Existem diversos indicadores que verificam o desempenho da economia como um todo, porém, o Produto Interno Bruto - PIB é o principal indicador das atividades econômicas de um país e representa a soma do valor de todos os bens produzidos dentro do território de uma Nação em determinado período. Quando a variação das taxas é positiva, indica crescimento, isto é, a produção no ano foi superior à do ano anterior, e quando é negativa (recessão) a produção no ano foi inferior à do ano anterior.

O produto Interno Bruto – PIB.

É composto dos três setores de atividades: primário, secundário e terciário; é o principal indicador das atividades econômicas de um país.

PIB per Capta

O indicador - também chamado de renda per capta - refere-se a produtividade do país e indica a disponibilidade de recursos de seus residentes para consumo ou investimento. Ele é obtido pela divisão do PIB pela população total.

http://www.arturbruno.com.br/cursos/texto.asp?id=947 acessado em 14/05/13.

Índice de Gini

O índice de Gini é um cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda, onde todos detêm a mesma renda per capta; e um que corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas, onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm boa parte da renda e os demais pouco as detêm.

O índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz- um dos instrumentos mais usados para compreender a desigualdade.

No resultado final, quanto mais um país se aproxima do número 1, mais desigual é a distribuição de renda e riqueza, e quanto mais próximo do número 0, mais igualitário será aquele país. Dados do Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento, de 2010, pelo índice de Gini, apontam o Brasil com o resultado de 0,56, sendo assim, o terceiro país mais desigual do mundo. O Plano das Nações Unidas para o Desenvolvimento constatou, ainda no mesmo ano, que dos 15 países mais desiguais do mundo, segundo o índice de Gini do mundo, 10 se encontram na América Latina e no Caribe.

Curva de Lorenz.

A curva mais conhecida que expressa essa realidade leva o nome do seu autor, Lorenz, associando na linha horizontal os diferentes centésimos da população, e na linha vertical o percentual total do rendimento familiar per capita.

No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%, no eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população

http://www.cpgss.ucg.br/ArquivosUpload/10/file/1%C2%AA%20Vers%C3%A3o%20Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf acessado em 14/05/2013.

Índice de Desenvolvimento Humano

O avanço de uma população não pode ser medido apenas pela sua dimensão econômica, mas também por suas características sociais, culturais e políticas.

Os economistas Mahbub ul Haq, do Paquistão, e Amartya Sen, indiano ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, criaram, em 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); trata-se de um indicador que oferece um contraponto ao Produto Interno Bruto per capita, indicador que presume haver um elo entre o crescimento econômico nacional e a expansão das opções humanas de um indivíduo. O PIB per capita leva em conta apenas o desenvolvimento econômico de um país.

Para chegar ao IDH, os dois economistas elaboraram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com