TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Política E A Fisiocracia

Exames: A Economia Política E A Fisiocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

A economia política pode ser considerada a ciência do capitalismo nascente e desenvolveu-se na Inglaterra, que apresentava pré-requisitos, antes mesmo da Revolução Industrial, ligados ao desenvolvimento e que possibilitaram a especulação filosófica e prática em torno dos acontecimentos políticos e econômicos. (Desenvolvimento do comércio interno e externo, estado nacional consolidado, elevado grau de liberdade intelectual em relação a Igreja e ao Estado, etc.)

• Tão importante quanto os ingleses para essa ciência, são os franceses fisiocratas, quem também realizaram significativas pesquisas nas origens da economia política. Maxr e Schumpeter são admiradores da fisiocracia.

• Os fisiocratas apontam uma maneira de lidar com os problemas econômicos vindos da desagregação das relações feudais e das complicações políticas de Estado mercantilistas. A fisiocracia analisava a grande distância que estava dando-se entre a economia inglesa e as demais europeias. Sem deixar de responder as peculiaridades nacionais da França, que apresentava relativo atraso quando comparado a Inglaterra, a fisiocracia pode ser considerada uma ligação de extrema importância para a reconstrução da economia política clássica.

• O entendimento do sistema econômico

como um conjunto de grupos sociais e setores produtivos, a noção de excedente econômico e de produtividade no trabalho e a clara compreensão do conceito de capital são umas das contribuições mais importantes da fisiocracia.

• Quesnay é um dos nomes importantes na fisiocracia. (Criador do "Quando Econômico".)

• Seu objetivo é melhor entender a estrutura econômica política, mapeando os momentos importantes para a formação dessa disciplina.

• Os fisiocratas esporadicamente fazem referência a Cantillon. Eles "teriam aderido a uma espécie de naturalização das relações econômicas fundamentais, subordinando questões como riqueza, produtividade e (circunstancialmente) valor aos poderes criativos da terra, vale dizer, à capacidade natural de excedente da produção agricúla."

• O Ensaio sobre a Natureza do Comércio em Geral, de Cantillon, é possivelmente, o primeiro tratado de economia política, onde as obras decorrentes são submetidas a esta disciplina, afim de apresentar um sistema de pensamento econômico amplo e acabado. Sua obra trata do estudo da riqueza pelo comércio, surgindo a partir de uma divagação sobre o direito à propriedade da terra e direto do proprietário ao excedente da produção agrícola.

• Fisiocratas auto-intitularam-se assim.

Fisiocracia: "governo da natureza". Eles construíram, o que muitos consideram a primeira escola de pensamento econômico, voltada para o pensamento coletivo, tendo um corpo teórico coerente e compartilhado por todos.

• A imensa abrangência da fisiocracia conferiu a dimensão de filosofia de vida social e não só pensamento econômico, transformando a escola em um movimento.

• Através do liberalismo fisiocrático, Quesnay propôs medidas de transformação das regras econômicas, em consonância com o sentido de funcionamento do sistema.

• Três pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com