TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental no Ensino Médio

Por:   •  7/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.351 Palavras (18 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 18

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS IBATIBA

MIGUEL, A.F.M.

GONÇALVES, B. D.

MARTINS, E.F.A.

SATHLER, J.H.

SILVA, L.B.

OLIVEIRA, L.S.

CRUZ, L.F.C

OLIVEIRA, M.R.

SALES M. D. S.

SOUZA, M.M.F.

CARVALHO, N. M.

AMURIM, N.R.

LIMA, T.C.R

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS IBATIBA

IBATIBA

2018

MIGUEL, A.F.M.

GONÇALVES, B. D.

MARTINS, E.F.A.

SATHLER, J.H.

SILVA, L.B.

OLIVEIRA, L.S.

CRUZ, L.F.C

OLIVEIRA, M.R.

SALES M. D. S.

SOUZA, M.M.F.

CARVALHO, N. M.

AMURIM, N.R.

LIMA, T.C.R

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS IBATIBA

Este projeto tem a finalidade de abordar questões sobre atividades de educação ambiental realizadas no Instituto Federal do Espírito Santo - campus Ibatiba, com as turmas do primeiro ano, com o objetivo de levar conhecimentos de sustentabilidade aos contemplados.

ORIENTADORA: MATIAS, H.B.

IBATIBA

2018

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................4

2.OBJETIVOS …........................................................................4

2.1.GERAL…………………………………………………………….4

2.2.ESPECÍFICOS...................................................................5

3. REVISÃO DE LITERATURA………………………………………..5

4.MÉTODOS E METODOLOGIAS ..............................................6

5.CRONOGRAMA.......................................................................8

6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS…………………………………....8

7. APÊNDICES

1. Introdução

Com o passar do tempo a interação entre o homem e a natureza tem aumentado. Porém, isso tem se tornado um problema devido a dificuldade do ser humano em se relacionar harmonicamente com o meio ambiente. Isso acontece pela necessidade de evolução tecnológica, explorando de forma irregular os recursos naturais (EFFTING, 2007).

Com isso, profissionais da área ambiental têm percebido a necessidade de instruir, orientar e sensibilizar a população a respeito da conservação do meio ambiente. Visto que este é um projeto de amplo conhecimento, buscamos através dele entender nossa relação com o meio ambiente enquanto bem de uso comum.

De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º: "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Entretanto a educação ambiental não limita-se a construção de conhecimento ambiental, logo que ela é parte obrigatória nos currículos escolares e nas ementas das disciplinas aplicadas em sala de aula. Assim, deve partir do campo do conhecimento teórico para o prático, potencializando as ações de preservação ambiental.

Segundo o Art. 2° das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental: “A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Visto isso, o projeto é voltado para crianças e adolescentes que, futuramente, serão inseridos no mercado de trabalho. Tornando-os assim pessoas com sensibilização para as questões ambientais e futuros profissionais que pratiquem medidas mitigadoras de impactos em suas residências e locais de trabalho.

2. Objetivos

2.1 Geral

Realizar à ampliação do conhecimento das partes contempladas, ou seja, os alunos do 1º ano. Logo, viabilizar a construção de uma mentalidade mais voltada a sustentabilidade. A partir da interação entre a sociedade e o meio ambiente, propondo mudanças através de novas iniciativas de caráter científico, incentivando à participação comunitária ativa, permanente e responsável na proteção, preservação e conservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor

inseparável do exercício da cidadania.

2.1 Específicos

Sensibilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com