TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL E A GESTÃO AMBIENTAL

Projeto de pesquisa: O ENSINO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL E A GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.081 Palavras (25 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 25

INTRODUÇÃO

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza. Esta educação é o motor da promoção de novos valores e o aumento da capacidade das pessoas de enfrentarem as questões ambientais e de desenvolvimento de forma sustentável. A educação deve ocorrer em todos os níveis nas empresas, visando à formação de gestores preocupados com a sustentabilidade, capazes de forjar atitudes, padrões e comportamentos ambientalmente conscientes, sustentados pela ética e responsabilidade com o meio ambiente.

As empresas são protagonistas do processo ambiental, visto que são as maiores promotoras da destruição ambiental, nas mais diversas formas, portanto, são convocadas a exercer um papel de liderança na educação com caráter interdisciplinar que contemple ações éticas, comprometidas com a busca de soluções adequadas para as questões ligadas ao desenvolvimento sustentável. A importância do uso da gestão ambiental nos cursos de Administração e também nas organizações agrega a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos e indiretos. Este trabalho traz de forma clara processos educacionais adotados no novo século: O século ambiental.

OBJETIVO

Esse trabalho tem como objetivo apresentar e entender a importância da Gestão Ambiental como disciplina dos cursos de Administração no Brasil.

O Ensino Superior de Administração no Brasil e a Gestão Ambiental

A importância do estudo de Gestão Ambiental no Ensino de Administração

É visível que a expansão da consciência em relação ao meio ambiente, nos dias de hoje, induzem as organizações a adquirirem um novo posicionamento diante dessa demanda, onde é necessário saber conciliar os objetivos econômicos dos ambientais.

Para isso, a questão da qualificação profissional deve ser tratada com muita prioridade, pois as organizações contem pessoal qualificado para sua respectiva missão, além disso, tem o papel de passar uma nova mentalidade que proporcione mudanças, inclusive das próprias instituições formadoras de recursos humanos.

O novo padrão de gestão ambiental possui algumas mensagens-chaves, que são:

• Contextualizar as empresas em termos ambientais e ecológicos;

• Propiciar ações reguladoras e legislativas ágeis e racionais por parte do governo;

• Gerar postura ambientalista compatível com os objetivos econômicos da organização.

Esse novo padrão induz a uma situação em que a formação de recursos humanos para a gestão ambiental implica um conjunto de ações, de amplo alcance, que afetam os sistemas atuais de formação nas diferentes áreas do conhecimento.

Para um desenvolvimento completo na aera ambiental, é necessário buscar profissionais, que incorporem tecnologias de produção inovadoras, regras de decisão estruturadas e demais conhecimentos sistêmicos exigidos no contexto em que estão incluídos.

Os cursos de Administração devem adquirir uma nova proposta de formação profissional e de ensino-aprendizagem para a consolidação do perfil generalista.

Nessa nova proposta podem levar em consideração em seu currículo ou projeto pedagógico, novas disciplinas na formação do profissional Administrador, uma delas é a Gestão Ambiental, que tem como objetivo acompanhar as transformações e necessidades do mercado diante da grande mudança global.

Portanto, os cursos de Administração precisam mudar o foco do Administrador como apenas solucionador de problemas, reprodutor das forças produtivas e das relações sociais, para promotor de novas relações produtivas e sociais dentro de um contexto de responsabilidade ambiental, ecológica e de desenvolvimento sustentável.

Uma característica desse profissional formado pelos cursos de Administração é que ele deve ser agente de transformação capaz de ajustar-se com rapidez aos avanços das ciências e da tecnologia no estabelecimento de uma nova ordem econômica, social e ambiental.

Perfil do Administrador traçado pelas diretrizes do ENC-98:

• Internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética;

• Formação humanística e a visão global que o habilite a compreender o meio social, político, econômico e cultural no qual está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

• Formação técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional;

• Competência para empreender, analisando criticamente as organizações e antecipando e promovendo suas transformações;

• Capacidade de atuar em equipes interdisciplinares;

• Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

As instituições de ensino devem construir sua proposta curricular, com elevado comprometimento metodológico e com o permanente repensar do seu cotidiano. É necessário entender que precisa educar para o desconhecido, pois o mundo está em constante transformação.

O currículo mínimo é a chamada matéria-prima a ser trabalhada no currículo pleno de cada instituição de ensino superior, que constitui em uma fonte em que a escola deve promover as mais diversas possibilidades, combinando livremente os seus elementos sob a forma de atividades ou disciplinas.

Para a construção do currículo pleno é fundamental existir uma metodologia que utilize o currículo mínimo como instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com