TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental No Ensino Fundamental I E Sua Importância Para A Formação Do Cidadão

Trabalho Escolar: A Educação Ambiental No Ensino Fundamental I E Sua Importância Para A Formação Do Cidadão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

A Educação Ambiental no Ensino Fundamental I e sua importância para a formação do cidadão

O conceito de problemas socioambientais como ameaçadores à sobrevivência da vida na terra é um fenômeno relativamente novo para a humanidade. A Educação Ambiental apareceu como um despertar de uma nova consciência solidária; é com a visão global e com um desejo de colaborar para um mundo melhor que se pode propor um agir global. Daí a importância de integrar conhecimentos, valores e capacidades que podem levar a comportamentos condizentes com um novo pensar. Apesar de sua importância a Educação Ambiental conta com poucos recursos didáticos e de formação.

Na Educação Ambiental a escola tem o papel de sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta. Ao se trabalhar com Educação Ambiental é feita uma tentativa de resgatar a necessidade de participação dos educandos na solução dos problemas ambientais, harmonizando as ações humanas em relação à sua própria espécie e aos demais seres vivos do planeta, bem como ao conjunto de fatores que compõem o ambiente.

“Que o cuidado aflore em todos os âmbitos, que penetre na atmosfera humana e que prevaleça em todas as relações! O cuidado salvará a vida, fará justiça ao empobrecido e resgatará a Terra como pátria e mátria de todos.” (BOFF, 2000, p. 191)

Atualmente, o tema Educação Ambiental vem adquirindo força como questão de cidadania local e planetária fazendo parte das preocupações cotidianas de cidadãos comuns, e cada vez mais a questão ambiental tem sido pauta de governos, empresas, movimentos sociais, ONGs, enfim, de uma infinidade de atores sociais que interferem no ambiente.

A crise ambiental é um problema da realidade social de todos, portanto, a Educação Ambiental é necessária nas escolas, pois tem poder de mudar o comportamento das gerações futuras, ela é trabalhada nas escolas por meio da transversalidade instituída pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que visa capacitar o aluno de forma que possa julgar critérios e ações de forma justa sem atuações violentas e possa adquirir senso crítico, ético e moral. (Secretaria de Educação Fundamental, 2000).

Para Loureiro (2004, p. 115), a característica transformadora da Educação Ambiental:

[...] implica admitir uma práxis educativa que, vinculada ao exercício da cidadania, estabeleça movimento unitário entre teoria e prática, em processo integrado de mudança de valores e de padrões cognitivos com ação política democrática e reestruturação do conjunto das relações sociais, inclusive as econômicas, que definem a base de organização da vida humana em sociedade.

Segundo BOFF (2000) existe a grande necessidade do cuidado, cuidar de nós mesmos, do outro, do planeta e de tudo que nos rodeia, pois dependemos do nosso planeta para sobreviver e se ele não estiver bem cuidado também nós estaremos descuidados.

“O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilidade e de envolvimento afetivo com o outro.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com