TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação De Crianças De 6 Anos

Artigo: A Educação De Crianças De 6 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTIONÁRIO

A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS

1. Segundo a autora do texto Cleide Vitor Mussini Batista, por que a escolarização precoce da criança pode ser um erro?

R- Porque deve ser respeitada sua condição de criança, considerando a seleção de conteúdo escolar compatível com sua idade e seu desenvolvimento de seis anos, o que exige uma mudança no conteúdo escolar existente hoje.

2. Na opinião da autora, métodos diretos de ensino não são usados eficazmente. Por quê?

R- O conhecimento é adquirido por um processo de construção, portanto o uso de métodos diretos de ensino são ineficientes quando se deseja que a criança descubra o conhecimento. O papel do professor é estimular a criança a questionar e responder através de sua capacidade de invenção.

3. O que significa a expressão “queimar etapas” que aparece no texto?

R- É pular estágios de desenvolvimento da criança sem respeitar a adequada construção do saber em seu próprio ritmo.

4. Como podem ser desenvolvidas as atividades para as crianças de seis anos?

R- As atividades devem ser elaboradas de modo a respeitar a seqüência da construção das estruturas da inteligência, instigando-as através de problematizações que tragam conflitos cognitivos. (acomodação/equilibração).

5. Após a leitura do texto explique o que significa construção do conhecimento?

R- Além da visão sobre o objeto do conhecimento, estão presentes fatores afetivos, cognitivos, sociais e de inteligência.

6. Explique esta afirmação: A CONSTRUÇÃO DAS ESTRUTURAS DA INTELIGÊNCIA É CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A SOCIALIZAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO MORAL E AFETIVO!

R- Na medida em que a criança desenvolve suas funções intelectuais ao mesmo tempo desenvolverá sua afetividade e interação social, porque estão ligadas. A criança aprende na escola a socializar-se e a interagir e conseqüentemente leva este comportamento para a vida social. (fora da escola).

7. Após a leitura do capítulo você concorda com a afirmação de que o professor que trabalha com crianças de seis anos no Ensino Fundamental é responsável pelo sucesso da aprendizagem do aluno?

R- Sim, concordo. O professor é que deve criar situações para o desenvolvimento da criança, através de métodos que a leve a levantar suas próprias hipóteses, questioná-las, e duvidar das próprias conclusões, sendo esta uma arte onde não há receita, dependerá exclusivamente da relação professor/aluno.

8. De que maneira desenvolver o trabalho pedagógico nos primeiros anos do Ensino Fundamental?

R- Primeiramente o professor deve planejar atividades de acordo com seus objetivos. Essas atividades deverão variar nas diferentes áreas do currículo, podendo num mesmo dia serem diversificadas, coletivas, independentes ou individuais. O professor deverá ter o cuidado de não induzir respostas, não corrigir as erradas, acolhendo para que num outro momento, elabore atividades que provocarão mudanças no pensamento dos alunos, estruturando novos conceitos sobre o objeto de estudo.

9. De acordo com a leitura deste capítulo por que acreditam no trabalho em grupo?

R- Porque propicia a interação, a cooperação e provocam divergências de conhecimentos, fazendo a criança refletirem, duvidar ou confirmar sobre suas hipóteses.

10. Uma professora prioriza as atividades diversificadas porque desta maneira as crianças ficam mais sossegadas, com isso a professora tem mais tempo para elaborar o seu planejamento para entregar à sua coordenadora pedagógica. Você concorda com esta proposta da professora? Justifique sua resposta.

R-Não concordo porque é através das atividades diversificadas que o professor observará as crianças, intervindo em suas atividades e propondo desafios.

11. De acordo com a leitura do capítulo as propostas com crianças de seis anos devem acontecer priorizando apenas as atividades individuais? Justifique sua resposta.

R- As propostas individuais não devem ser priorizadas em detrimento das propostas coletivas, porém, esta atividade é importante para que o professor possa acompanhar o raciocínio e a compreensão que cada aluno tem sobre o trabalho realizado, conhecendo seus alunos melhor.

12. Professora Marlene organiza as atividades coletivas de acordo com as sugestões das crianças. Uma professora que trabalha com crianças da mesma idade, não possibilita que as crianças escolham, pois acredita que são muito pequenas para fazerem escolhas certas. De acordo com a nossa leitura podemos afirmar que a professora Marlene não age conforme as fases do desenvolvimento? Justifique sua resposta.

R- A professora Marlene está correta em solicitar sugestões das crianças para as atividades coletivas, pois desta forma estará conhecendo as fases de desenvolvimento de seu grupo e selecionará dentre as atividades propostas aquelas, que melhor servir.

13. O que favorece as atividades independentes?

R- Essas atividades favorecem o desenvolvimento da responsabilidade (escolher e executar), da iniciativa e da autonomia, o que permite à criança trabalhar de forma independente.

14. Qual a finalidade da rotina diária?

R- Sua finalidade é organizar o trabalho em busca da eficiência e produtividade para atingir os objetivos educacionais.

15. Qual a finalidade do planejamento do dia?

R- Sua finalidade é decidir em conjunto quais tarefas e em quais seqüências serão realizadas.

16. Para que serve a rodinha de conversa?

R- Tem como objetivo a interação, permitindo a troca de idéias e sentimentos entre os alunos e o professor, permitindo que percebam que suas emoções nem sempre são iguais.

17. Professora Catarina todos os dias trabalha em parceria com as crianças, organizando e limpando o espaço de sala de aula, o espaço da brincadeira. Na escola em que trabalha é ridicularizada pelas colegas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com