TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação De Jovens E Adultos....

Pesquisas Acadêmicas: A Educação De Jovens E Adultos..... Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  5.013 Palavras (21 Páginas)  •  1.100 Visualizações

Página 1 de 21

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é vista por muitos como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram de abandonar a escola.

Atualmente esse conceito vem mudando e, entre os grandes desafios desse tipo de ensino, agora se inclui também a preparação dos alunos para o mercado de trabalho - o que ganha destaque nestes tempos de crise econômica - pois para ser inserido no mercado de trabalho, o trabalhador precisa aprender continuamente.

As pessoas que procuram o EJA são, em sua maioria, trabalhadores mal qualificados, marginalizados social e economicamente, privados ao acesso a cultura e aos bens sociais. Muitos nunca foram à escola ou tiveram que se afastar por entrar precocemente no mercado de trabalho.

Os mais jovens procuram buscar alternativas de melhorar a condição de emprego ou de conquistar o primeiro emprego, outros para a obtenção do diploma escolar que ficou para traz em razão de repetências e desistência no ensino regular ou ainda na intenção de ampliar a escolaridade.

São alunos com suas diferenças culturais, étnicas e religiosas.

A Educação de Jovens e Adultos contempla a aprendizagem contínua, que possui três dimensões: a individual, a social e a profissional.

Na individual, considera a pessoa com ser capaz de construir sua própria identidade, aprendendo sobre si e sobre o mundo.

Na vida social, um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece.

Na profissional se inclui a aprendizagem para o mercado de trabalho.

No Brasil, existe uma vontade política muito forte de reduzir as estatísticas de analfabetismo. Um país em desenvolvimento constante, não quer ter sua imagem manchada por ter um número significativo de pessoas analfabetas.

A Educação de Jovens e adultos tem grande importância no campo pedagógico, pois “a alfabetização representa o alicerce do processo de Educação, o portal pelo qual é necessário passar para poder continuar aprendendo”. (Timothy Ireland - Diretor do Departamento de EJA do Ministério da Educação (MEC) de 2004 a 2007).

A Proposta Curricular para alunos do EJA

“Os produtos possíveis da educação escolar não se reduzem ao aprendizado da leitura, escrita Matemática” (MEC- proposta Curricular para o EJA 1º segmento).

O aluno da EJA traz consigo uma bagagem de experiências que envolvem conhecimentos e saberes vividos ao longo dos anos, e ainda sua própria leitura de mundo. A atenção dos educadores deve aproveitar esse conhecimento para valorizar as atividades do cotidiano, estabelecendo relação entre o senso comum e a ciência.

Língua Portuguesa

A área de Língua Portuguesa abrange o desenvolvimento da linguagem oral e a introdução e desenvolvimento da leitura e escrita.

A linguagem oral ou o modo de falar das pessoas analfabetas ou pouco escolarizadas são a expressão mais forte de toda a bagagem cultural que possuem, de suas experiências de vida.

O trabalho pedagógico na área de Língua Portuguesa deve acolher a diversidade, propiciando aos educandos a ampliação de suas formas de expressão, possibilitando-lhes o uso de modos de falar adequados a diferentes situações e intenções comunicativas.

Quando se trata da escrita, muitos alunos já conhecem algumas letras e sabem assinar seu nome, portanto, no processo de aprendizagem da língua escrita, é preciso que aluno consiga distinguir o funcionamento da representação das letras e de que forma elas poderão ser utilizadas em diferentes textos e intenções comunicativas.

Para dominar o mecanismo de funcionamento da escrita é necessário conhecer as letras, pois são os signos que nosso sistema de representação utiliza.

O objetivo central em Língua Portuguesa é formar bons leitores e produtores de textos, que saibam apreciar suas qualidades, encontrar e compreender informações escritas e expressar-se de forma clara e adequada à intenção comunicativa.

Na sala de aula da EJA a leitura de diferentes gêneros textuais é um instrumento muito importante porque, possibilita ao aluno ter mais conhecimentos e, com isto, está sempre aperfeiçoando a leitura e adquirindo conhecimentos diferentes, novos. Isso o torna um sujeito que através da leitura se torna cidadão e se mais produtivo nas suas atividades.

Matemática

Quando se fala em matemática, o aluno dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), geralmente já consegue fazer alguns cálculos e medições, embora ainda não domine os códigos matemáticos.

No dia a dia, eles fazem compras, usam transporte público e trabalham na construção civil e em outras áreas nas quais a Matemática está muito presente.

Levar isso em conta antes de planejar as atividades da disciplina é fundamental para que todos os estudantes aprendam, de verdade, a lidar com os conceitos e generalizar os conhecimentos que possuem para empregá-los em outras situações.

Estudos da Sociedade e da Natureza

Todo o processo de iniciação dos jovens e adultos trabalhadores no mundo da leitura e da escrita deve contribuir para o aprimoramento de sua formação como cidadãos, como sujeitos de sua própria história e da história de seu tempo.

A proposta curricular do EJA para essa área, além de propiciar o acesso a informações relativas às suas vivências imediatas, espera-se estimular o interesse dos educandos por abordagens mais abrangentes sobre a realidade, familiarizando-os, de modo bastante introdutório, com alguns conceitos e procedimentos das ciências sociais e naturais, bem como oferecendo oportunidades de acesso ao patrimônio artístico e cultural.

O que o aluno vai aprender nessa área?

A área de Estudos da Sociedade e da Natureza busca desenvolver valores, conhecimentos e habilidades que ajudem os educandos a compreender criticamente a realidade em que vivem e nela inserir-se de forma mais consciente e participativa.

O aluno aprenderá a recuperar sua auto-estima, sua identidade pessoal e cultural através da rememoração de suas histórias de vida, de seus projetos e expectativas.

Na recuperação das histórias de vida dos alunos, tem papel importante a valorização das tradições culturais e do saber prático que os mesmos detêm. Esses saberes adquiridos na vivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com