TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação De Surdos

Trabalho Universitário: A Educação De Surdos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO DE SURDOS

A educação de surdos é um assunto que nos dias de hoje, ainda traz inquietação devido as suas limitações e dificuldades enfrentadas. A falta de comunicação oral, traz ao indivíduo uma discriminalidade e dificuldade por ser a minoria linguística. Com as metodologias e a falta de preparação adequada, após a escolarização básica, muitos saem incapazes de ler e escrever de maneira satisfatória, ou até mesmo ter o domínio adequado dos conteúdos abordados.

É preciso primeiramente conhecer o aluno e seus problemas, muitos deles tem noções básicas da Língua Portuguesa, assim como temos à respeito de outra língua diferente. Alguns ó entendem através das Libras, outros conseguem fazer leitura labial ou ouvir um pouco por meio de aparelhos auditivos. Por não destinguirem os sons articulatórios [alguns casos] seus aprendizados acontecem através de experiências visuais. Devido à isso, é importante e fundamental o uso de recursos visuais como: desenhos, mapas, fotos, data-show, retoprojetor, figuras, quadros, objetos, filmes legendados, e cabe ao professor ensinar, não ao intérprete, que tem como finalidade ser apenas um mediador ou apoio. Ter paciência para esperá-lo copiar as atividades, para depois poder estar explicando oralmente e lembrar de que nos exercícios "para casa", não são todos, ou até mesmo a minoria, que não possuem apoio familiar pois muitos não sabem Libras. Se for preciso aplicar uma redação, por exemplo, tem que ser feito após do tema ter sido bem explorado, principalmente pelos recursos visuais. É necessário entender que por não dominar a escrita da Língua Portuguesa, as vezes o aluno escreverá usando a sua gramática interna [Libras], e que os erros de concordância são normais, devido ao fato de que na Libras o artigo não é usado, junto com as preprosições, e etc. Esses ítens estão incluídos na Linguagem dos Sinais ou outros recursos linguísticos. Caso não entender o que foi escrito pelo aluno, é só pedir ajuda ao intérprete ou até mesmo ao próprio surdo. Não escrever e nem falar ao mesmo tempo é algo que precisa de mais atenção, pois o aluno não estará olhando fixamente para o professor ou o intérprete, e sim para o caderno.

Em caso da elaboração de provas, é importante os enunciados serem bem trabalhados com o surdo e interpretadas em Libras, por isso o intérprete precisará de uma prova e tempo para ler, interpretar e fazer a tradução para o aluno. Se necessário, elabore uma prova menor, que não significa diminuir a matéria ou o conteúdo.

É necessário que o educador se coloque no lugar do outro, aceitando os rítmos, reconhecendo as diferenças, vivendo a diversidade e conduzir os outros a participarem efetivamente da educação e aquisição do saber sem restrições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com