TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Em Angola

Monografias: A Educação Em Angola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2013  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Numa sociedade marcada por uma crescente crise de valores, como é o caso da nossa sociedade angolana, tendo em conta as perspectivas acima abordada gostaríamos de refletir sobre o papel da educação num projecto de construção de uma nova sociedade. A educação senhores é a pedra basilar de desenvolvimento de qualquer nação, através do qual o presente é edificado e o futuro é garantido, é acima de tudo , através dela, numa sociedade democrática emergente que vivemos , que criamos as condições para formação de um povo consciente de seus deveres, direitos e obrigações, pois somente projetando bons educando e educadores visualizaremos perspectivas e horizontes positivos e benéficos num amanha vindouro, ate porque não é por acaso que se costuma dizer "" o futuro de uma mora numa boa educação"" . Hodiernamente, e neste mundo globalizado a formação de quadros capacitados é o grande sustentáculo para o progresso e para maior compreensão dos fenómenos socio-econômicos, psicotécnicos e principalmente para nos angolanos entender melhor os fenómenos naturais e sobretudo culturais que abundam em nosso pais (etnias, tradições, línguas, hábitos, usos e costumes).

Histórias da Educação em Angola

O ensino escolar teve início em Angola nos séculos XVI e XVII, portanto muito antes do actual território constituir uma unidade. No decorrer da sua presença no Reino do Kongo, os padres católicos presentes na corte de M'Banza Kongo empenharam-se em divulgar não apenas o cristianismo, mas também a língua portuguesa e a correspondente escrita, bem como rudimentos de matemática.

Depois da fundação das Praças Fortes de Luanda e de Benguela, estabeleceram-se lá algumas escolas de nível básico, inicialmente apenas para filhos dos colonos brancos, inclusive alguns que tiveram com mulheres africanas, depois também para um pequeno número de crianças africanas. Nesta fase, as escolas não constituíam um sistema de ensino e nem sequer tinham estruturas muito definidas.

A situação mudou no decorrer do século XIX, quando Portugal passou a ocupar lentamente o território correspondente ao da Angola de hoje e, paralelamente à acção militar, e muitas vezes a precedê-la, houve uma acção missionária cada vez mais extensa, tanto católica como protestante. Os missionários ligavam sempre a cristianização a uma escolarização mais ou menos desenvolvida. Esta começou, inclusive, a abranger a população africana urbanizada que se aglomerava em Luanda e Benguela bem como nas vilas que se foram fundando passo a passo.

De lá para cá o ministério da educação esta a fazer um esforço cabal, para que todos os angolanos tenham uma educação melhor para o desenvolvimento do nosso pais.

A educação é o pilar para o desenvolvimento de qualquer nação, através do qual o presente é edificado e o futuro é garantido, é acima de tudo , através dela, numa sociedade democrática emergente que vivemos , que criamos as condições para formação de um povo consciente de seus deveres, direitos e obrigações, pois somente projetando bons educando e educadores visualizaremos perspectivas e horizontes positivos e benéficos num amanha vindouro.

A educação em Angola esta em crise

O principal incentivador desta situação é o próprio estado, que aos poucos esta se demitindo de sua função educacional e abrindo margem para o aparecimento acentuado destes colégios, porque se hoje a educação em angola esta em crise devido o desleixo e a falta de apoio que a educação vem enfrentando deste os meados dos anos 90, tudo por falta de verbas, péssima remuneração dos professores, infra-estruturas absoletas, falta de material didático e de ensino, greves constantes, o mísero salários em atraso etc. etc. Tudo isto faz com que pessoas com ideias capitalistas, e procurando o lucro fácil, fazem a festa com a desgraça do setor publico educacional que aos poucos muitas escolas vão perdendo o nível e no salva-se quem puder, algumas são jogadas ao abandono existindo ficticiamente, a fuga dos professores para as escolas privadas em busca de melhores salários (USD), os poucos filhos da elite aparente existente em angola (vencimento em dólares) abandonam o publico porque o nível deixa muito a desejar. Estes colégios privados e alguns fantasmas praticam os seus preços em dólar e desta forma acabam beneficiando a minoria da população. O filho do trabalhador pacato convive coma triste.

O analfabetismo não é o resultado de ações isoladas, ou é culpa dos governos, ou das instituições, ou dos próprios analfabetos ou da sociedade. O analfabetismo é uma responsabilidade social, logo, de todos os integrantes da sociedade. o analfabetismo só existe porque não há um esforço conjunto da sociedade para erradicá-lo. É uma doença que precisa ser tratada a partir da identificação das causas, do levantamento das quantidades de pessoas analfabetas e das quantidades dos diversos tipos de analfabetismo existentes. Pois só assim, as medidas tomadas serão acertadas, e os resultados eficazes. A temática analfabetismo é bastante ampla para ser pesquisada, e requer conhecimentos específicos e tempo disponível para a pesquisa.

É mister relembrar , o prenuncio de estudantes capazes nos outros níveis começa na iniciação, ou seja , o ensino primário e de base na maioria das vezes vão determinar o desempenho futuro do educando nos outros escalões de ensino, e a falta de preparação adequada de seus educadores ( neste prisma professores ), e de infra-estruturas capacitadas, podem dificultar e ate mesmo definir uma carreira futura indesejada para a criança e por fim a sonhos , esforços e ansiedades de muitos pais.

A educação é coisa seria se quisermos pensar num futuro melhor para Angola, e o estado tem que se readmitir na sua função de levar a educação para nação, já que estaria a cometer uma inconstitucionalidade por omissão, pois esta expresso no preceito constitucional como um dos objetivos garantida na lei constitucional da republica como um dos direitos fundamentais do cidadão art. 49 - 1 " o estado promove o acesso de todos os cidadãos a instrução...".

O Analfabetismo em Angola

O analfabetismo não é o resultado de ações isoladas, ou é culpa dos governos, ou das instituições, ou dos próprios analfabetos ou da sociedade. O analfabetismo é uma responsabilidade social, logo, de todos os integrantes da sociedade. o analfabetismo só existe porque não há um esforço conjunto da sociedade para erradicá-lo. É uma doença que precisa ser tratada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com