TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas De Trabalho Em Angola

Artigo: Formas De Trabalho Em Angola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2013  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  1.265 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Introdução 2

Formas de trabalho 3

Trabalhos Académico 3

Trabalho na Economia 4

Trabalho Escravo 4

Trabalho e Energia na Física 4

Trabalho na Filosofia 5

Trabalho Infantil 5

Trabalho em Equipa 5

O Trabalho Doméstico em Angola 5

O que é trabalho doméstico? 5

O que não e considerado trabalho doméstico em Angola? 6

Quem pode ser considerado empregado doméstico? 6

Trabalho baseado em casa 6

O que é trabalha baseado em casa? 6

Quais são as diferentes formas de trabalho baseado em casa? 6

Conclusão 7

Bibliografia 8

Introdução

O trabalho é qualquer actividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objectivo é fazer, transformar ou obter algo. O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível actual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento económico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Formas de trabalho

Qualquer organização social, desde os primórdios, apresenta uma estruturação social definida, assim como uma relação de trabalho predominante. Assim, pensar historicamente a questão do trabalho é pensar como a actividade humana se desenvolveu e se organizou em diferentes sociedades. Antes de analisarmos algumas situações e formas de trabalho, é necessário que se responda à algumas perguntas: Para que existe trabalho? E quem " inventou" o trabalho? A primeira questão, poder-se-ia responder, afirmando, que o trabalho é a maneira como o homem se relaciona com a natureza, produzindo a partir daí algum tipo de riqueza.

Podemos afirmar o mais genericamente possível, que o trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas, desde as mais simples, como as de alimento e abrigo, até as mais complexas como as de lazer e de crença; enfim, necessidades físicas e espirituais. Ainda, o trabalho é uma criação do ser humano para atender suas contingências mais amplas.

O trabalho também possibilita ao homem concretizar seus sonhos, atingir suas metas e objectivos de vida, além de ser uma forma de expressão. É o trabalho que faz com que o indivíduo demonstre acções, iniciativas, desenvolva habilidades, e é com o trabalho que ele também poderá aperfeiçoá-las. O trabalho faz com que o homem aprenda a conviver com outras pessoas, com as diferenças, a não ser egoísta e pensar na empresa, e não apenas em si.

O trabalho faz com que o indivíduo aprenda a fazer algo com um objectivo definido, desde a época do trabalho escolar no colégio, e com isso, o ser humano começa a conquistar seu próprio espaço, respeito e consideração dos demais. Quando a pessoa realiza um trabalho bem feito, também contribui para a sua auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional.

Muitas pessoas se questionam a respeito da diferença entre o trabalho e emprego, sendo que algumas pessoas confundem os dois conceitos. O trabalho é uma tarefa que não necessariamente confere ao trabalhador uma recompensa financeira. O emprego é um cargo de um indivíduo em uma empresa ou instituição, onde o seu trabalho (físico o mental) é devidamente remunerado. O conceito de emprego é bem mais recente do que o de trabalho, e surgiu por volta da Revolução Industrial e se propagou com a evolução do capitalismo.

Trabalhos Académico

Trabalhos académicos são tarefas exigidas a alunos que frequentam instituições de ensino universitário e que pretendem desenvolver o espírito crítico e capacidade intelectual dos alunos. Estes trabalhos podem ser exclusivamente escritos e submetidos à avaliação do professor. No entanto, muitos trabalhos académicos requerem apresentação oral perante um público.

Alguns trabalhos académicos podem ser longos, como a tese (para doutorado), dissertação (para mestrado), monografia (para graduação) e trabalho de conclusão de curso (para tecnólogos e fénicos). Outros podem ser mais curtos, não representando a mesma importância que os trabalhos finais mais longos mencionados anteriormente. Como exemplo de trabalhos mais curtos temos: artigos, relatórios, fechamentos, resenhas, comunicações, etc.

Trabalho na Economia

Para a economia, o trabalho faz parte de um dos três factores da produção, juntamente com a terra e o capital. O trabalho significa que um indivíduo realiza um conjunto de actividades, e recebe um salário por isso, ou seja, o trabalho tem um preço, que é verificado na forma de salário.

Existem outras formas de trabalho, como o trabalho autónomo e o trabalho voluntário. Trabalho autónomo é quando o indivíduo exerce sua actividade como profissional liberal, ou seja, não está vinculado a nenhuma empresa, e normalmente trabalha no comércio ou em actividades comerciais.

Há também o trabalho voluntário, que é aquele onde o indivíduo se disponibiliza a exercer uma actividade, sem receber qualquer remuneração para isso. Trabalho voluntário é bastante comum para estudantes universitários, que estão em fase de aprendizado, e ainda não buscam receber remuneração por isso. Além disso, o trabalho voluntário está muitas vezes associado a diferentes causas sociais. Algumas ONGs e instituições sem fins lucrativos dependem de pessoas que estão dispostas a trabalhar voluntariamente.

Trabalho Escravo

Trabalho escravo é quando o empregador explora seu empregado. O trabalho escravo surgiu na época da escravidão, onde os empregados tinham que fazer tudo que seu patrão mandasse, sem receber absolutamente nada por isso, e geralmente sob tortura e maus tratos.

O trabalho escravo também é quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com