TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física E Seus Avanços

Casos: A Educação Física E Seus Avanços. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Embora o campo da Educação Física venha passando por diversos avanços, faz necessário a necessidade de discutir-se a aprofundar um debate acerca de seus conteúdos específicos.

A ginástica é vista como um conteúdo relevante para a Educação Física escolar e componente da expressão corporal. É uma das atividades mais procuradas, diversificada e com métodos de ensino variados. Portanto, é necessário um olhar diferenciado para o desenvolvimento pedagógico da ginástica na escola, onde, a partir do ambiente educacional possa ampliar as experiências e os saberes corporais.

Busca-se compreender a ginástica como uma linguagem corporal e objeto de comunicação, e é nesta busca que se encontra experimentações e registro de diferentes práticas educativas que envolve o movimento expressivo, junto ao Estatuto da Ginástica Geral, que se encontra respostas para a elaboração e sistematização de uma proposta metodológica que deseja avançar em conhecimentos e gestualidades.

Segundo Soares (2001, p. 110) “ Os corpos são educados por toda realidade que os circunda, por todas as coisas com as quais convivem, pelas relações que estabelecem em espaços definidos e delimitados por atos de conhecimento.” Ou seja, o corpo e as práticas corporais estão no centro do processo de ensino e aprendizagem, constituídos pela produção cultural, construção de valores, saberes, comportamento e praticas, revertidos em expressão corporal.

As práticas corporais, são formados por gestos, posturas e movimentos que contêm sentidos e significados, portanto, o corpo é um meio de comunicação com o mundo. Assim, Soares afirma:

O gesto contém forças reveladoras de um poder de persuasão impossível para a palavra. Ela põe em jogos todos os sentidos não só de quem o executa, mas também de quem o observa. Os gestos permitem um reconhecimento da pessoa em duas dimensões moral e psicológica, pois conforme Ravel, sendo signos, podem organizar-se numa linguagem. (2011, p. 111-112)

Ao referirmos ao corpo estamos, sua expressividade é de linguagem não verbal, formada por imagens, cores, odores, sensações, percepções, valores, conhecimentos, sentidos e significados.

A linguagem corporal é o objetivo da Educação Física, na escola o seu objetivo é

“[...] desenvolver uma reflexão sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas,exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros, que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.”

(COLETIVO DE AUTORES, 1992, P.38)

Desse modo só a formação omnilateral e capaz de das conta da totalidade do ser humano e de suas expressões, relações, produções e práticas. Porém Marx e Gramsci, defende que o homem é um ser integral, mas Aristóteles diz que a educação é que desenvolve as potencialidades humanas. Marx e Gramsci diz que a omnilateralidade não é o desenvolvimento de potencialidades inatas do ser humano, assim a omnilateralidade deseja criar e desenvolver a capacidade humana, ancorada em um compromisso político, que visa preparar o homem a enfrentar as mudanças e exigências que o mundo do trabalho impõe, superando as opressões.

Nesta perspectiva a Educação Física é colocada a disposição de todos os grupos e classes sociais os conhecimentos, experiências, bens simbólicos e materiais ligados ao corpo e a cultura corporal.

É na direção da construção de outros alicerces em que as expressões, produções e relações humanas se ampliem e se (re) signifiquem, fornecendo novas referências para os demais campos de conhecimento. Essas são as questões que orienta e elaboração de uma metodologia da Ginástica, acreditando-se que a ginástica como linguagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com