TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física No Contexto Da Educação De Jovens E Adultos

Por:   •  22/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Módulo 54/2022


A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

João Paulo Alves pereira

RESUMO

 A inserção da Educação Física na EJA representa a possibilidade de acesso a cultura corporal e de movimento. A Educação Física vai muito além de correr atrás de uma bola podemos mudar hábitos de vida na educação na EJA grande maioria não praticantes de alguma atividade física, pelo motivo de passarem a maioria do tempo no trabalho. Deve se destacar a importância profissional e as pesquisas para este segmento que não pode faltar para assim contribuir para uma educação de respeito com compromisso que a educação tem que ter para atender a vivencia que a EJA causa em seus alunos.

Palavras-chave: EJA. Educação Física. Professor. Educação básica.

1 INTRODUÇÃO

  Abordar a educação de jovens e adultos no campo da educação física enfrenta situações que exigem questionamentos pesquisas e comprovação da importância nesse campo na EJA. As sugestões curriculares são acessar as informações,    experiências e valores em termos de construção da ferramenta para promoção da saúde ,uso criativo de lazer e expressão de diversos afetos de emoção no contexto de convivência.

 A Educação Física na EJA deve ser uma ferramenta de inclusão social, exercício de cidadania e melhoria de qualidade de vida, alunos da EJA adquirem experiências culturais ao longo da vida, adquiridas em outros ambientes sociais, não necessariamente dentro da sala de aula, mas principalmente onde vivem, trabalham,   assim a comunidade em que estão inseridos e vão para a escola com a bagagem histórica, na realidade com qual a vida lhe oferece.

 Quando se trata de Educação Física, os alunos podem ter pensamentos positivos sobre a memória ou podem não ter nenhum conhecimento sobre o assunto, mas esses pensamentos são principalmente negativos. Os alunos que em determinado período da sua vida passaram pela escola e tiveram uma imagem de uma educação física integradora, trás consigo um conhecimento sobre a educação física bem positivo. Em contrapartida, aqueles alunos que nunca tiveram conhecimento algum sobre o exercício corporais da atividade física e a importância deles na manutenção da saúde, assim lembranças negativas como a exclusão, estipulam um critério sobre a necessidade de apreender que a maioria das vezes a educação física acaba não sendo inserida neste contexto escolar que os alunos do EJA buscam neste momento. E esta necessidade que impulsiona para aquisição de novos conhecimentos, que interpreta o cuidado corporal de um modo geral.

 Além destes, poderíamos citar as dificuldades do professor de educação física em conciliar os conteúdos incluídos na proposta com o objetivo buscados, sem deixar de considerar a visão deste professor, estes alunos necessitam muitos mais que uma simples transmissão dos conteúdos presentes na proposta. Eles também precisam de conhecimentos que reforçam a autoestima que acompanham a maioria dos alunos da EJA.

2 REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES  

 Ao longo de sua história a EJA passou por várias mudanças, assim o professor da Educação Física teve que se reinventar, na qual o aluno não frequentava o ensino regular por diversos fatores, pois na EJA o tempo de ensino e médio é muito reduzido.

 Na década de 1990, foi promulgada a nova lei de diretrizes e Bases da educação nacional lei n°9.394/96, na qual a educação de jovens e adultos – EJA passa a ser considerada uma modalidade de ensino da educação básica nas etapas do ensino fundamental e médio.

 O artigo 26 da atual LDB, lei n°9.394 , de dezembro de 1996(BRASIL,1996), traz a Educação Física dentro da proposta pedagógica da escola como componente curricular da educação básica, por sua vez as diretrizes curriculares nacionais ,conforme parecer CEB 11/2000(BRAZIL,2000),estabelecem que, sendo EJA uma modalidade da educação básica nas etapas de ensino fundamental e médio . Tudo isto teve início com o movimento brasileiro de alfabetização, conhecido como MOBRAL, no ano de 1964 criado sobre o regime militar, estabeleceu a educação de jovens e adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade ‘própria’.

 Portanto pode perceber a relação que jovens e adultos tem com a formação quando realizado um trabalho bem estruturado e planejado. A educação física deve assumir um papel que possibilite aos alunos ampliar sua visão da cultura corporal na perspectiva da pratica consciente. Ao criar as aulas de educação física alguns cuidados devem ser tomados com esse público, pois nem sempre o mesmo modelo de sala de aula que é utilizado no ensino regular, funcionara na EJA, pois esses alunos estimam ter uma organização diferente e possuem características próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com